As pessoas são ocupadas excessivamente em muitas coisas, estão ocupadas em nascer, correm por longevidade, e só conseguem alcançar a morte, e morrer sempre foi a maior preocupação humana . Não param um segundo para se questionar de onde veio ou para onde vão. E, se o fazem, são levianas e insanas, preferindo acreditar em fabulas e mentiras sem fundamento e significado tanto existencial ou espiritual.
Estão tão concentrados nas suas rotinas de viver e morrer, que em momento algum param para meditar ou refletir sobre as coisas mais simples, como por exemplo:
Tudo acaba após a morte? Para onde vou depois de morrer? O que é realmente a morte?
Negar o acontecimento não o torna irreal, a morte e certa para todos os seres vivos.
O medo da morte pode ser bem exemplificado nas varias doutrina que pregão a reencarnação. Elas pregão de forma diferente a mesma coisa, a continuidade da vida. Seu corpo morre, não muito, porque volta a viver reencarnado em outro corpo vivo, sucessivamente, ou seja você vive para sempre.
O medo do desconhecido impera no celebro, contribuindo para aceitações de doutrinas e argumentos falsos e pouco confiáveis.
O medo nem sempre é prejudicial, por exemplo, eu tenho medo de arma de fogo, pois sei que é perigoso, este medo faz com que eu fique longe do contato delas. Este é u medo real.
Como poderei temer a morte, se não sei o acontece depois que morrer?
Então se temo a morte é por que desconfio que há alguma coisa acontece após morte. E se temo é porque conjeturo que não seja algo bom.
Creio que não existe outro jeito de encara a morte, a não ser pela verdade estabelecida por Deus Pai.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3:23.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23.
Glória a Deus por sua misericórdia e graça. Porque já estávamos condenados a morte antes mesmo de nascer, e Deus nos concedeu a salvação de nossa alma pelo sacrifício de Jesus, seu Filho unigênito, pelo seu sangue somos salvos, remidos do Senhor pelo sangue do seu Filho derramado na cruz, no calvário.
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.
João 3:16-17.
Jesus é o único argumento real e vivo pelo qual podemos justificar nossa crença de vida depois da morte.
No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.
Desde o princípio, a Palavra estava com Deus.
Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela.
A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.
A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la. João 1:1-5.
Jesus afirmou.
— Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso? João 11:25-26.
Se você quer aceitar Jesus, faça esta oração.
Senhor, eu sei que sou pecador e necessito do teu perdão, arrependo-me Senhor dos meus pecados e peço que me perdoes como eu perdoo todos os que me prejudicaram e te convido a entrar no meu coração e na minha vida.
Eu creio que Jesus Cristo é Filho de Deus que veio entre nós, foi crucificado e ressuscito.
Eu aceito Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador.
Eu nego todo envolvimento com outros deuses, ídolos e entidades, eu declaro que à partir de agora, eu sou de Jesus
Pai querido, perdoe meus pecados, como eu perdoo os que me prejudicaram e eu te peço, escreva o meu nome no livro da vida, em nome de Jesus, amém.
Agora, que você recebeu Jesus como o seu Senhor e Salvador, procure uma igreja evangélica mais perto de sua casa, para que você possa ser alimentado e instruído na palavra do Senhor!
Eu tenho um bom sonho?
Um bom sonho é um recurso crucial para líderes. Grandes negócios, grandes ideias e grandes realizações em geral se originam das mais profundas aspirações de um individuo. Uma imagem atraente de um mundo e uma vida melhores para eles mesmos impulsiona para frente vencendo obstáculos e dificuldades e absorve as aspirações e sonhos dos outros.
Sonhos bons têm raízes profundas no caráter e no dia-a-dia de uma pessoa não mais imagens e seduções da sociedade a sua volta.
O bom sonho é apenas o inicio, lideres fazem uma diferença no mundo refletindo seus sonhos numa serie infindável de pequenos e grandes esforços, durante horas, semanas e anos.
O bom sonho exigem escolhas difíceis e capacidade para pagar o preço que eles exigem.
Somos todos movidos a sonhos.
A proposição desconcertante é que os sonhos errados são venenosos de ação lenta , corroem os relacionamentos mias íntimos e importantes de uma pessoa e destrói o sonhador também, perseverante , surda e insidiosamente. E, até ser tarde de mias, talvez nem saibamos o que esta acontecendo.
Quando o sonho de um líder dá errado as consequências para o lideres, família, organizações . podem ser destrutivas ,Joseph Badaracco Jr. ( Uma questão de caráter).
A esperança é a abreviatura bíblica de certeza incondicional (Peter Anderson). Com estas palavras o Pr. Josué Gonçalves, ( NOVA BÍBLIA VIVA) faz uma descrição analógica do que e ter sonhos. Expondo a esperança como fator principal relacionado ao sonho. Diz ele: Quem deixa de sonhar perde a razão de existir.
A esperança é o combustível que alimenta nossos sonhos; e os nossos sonhos são matéria prima das realizações . O inimigo de nossas almas quer roubar a nossa capacidade de sonhar. Isto porque os sonhadores são pessoas de visão, determinadas, persistentes, destemidas, que conseguem olhar para o futuro com base nas promessas de Deus. Sonhadores são pessoas que conhecem o caráter de Deus e nele firmam sua esperança.
Ele decorre e sita vários versículos bíblicos que alicerçam suas palavras e numera vários exemplos de sonhos:
- Sonhar é ver, antes, o Que Deus vai fazer amanhã. E ver o invisível para alcançar o impossível.
- O tamanho dos seus sonhos revela quanto você conhece da bíblia.
- O tamanho dos seus sonhos revela até onde você poderá chegar e alcançar seus objetivos.
- O tamanho dos seus sonhos revela o que você está disposto a sacrificar para que eles se realizem.
- Os sonhadores sempre sabem o que desejam conquistar.
- Os sonhadores nunca deixam se dominar por um sentimento de conformismo.
- A fé é o combustível para que nós alimenta na busca da realização dos nossos sonhos. Quem perde a fé para no meio do caminho.
- Não seja um sonhador solitário. Se você sonha sozinho quando os seus sonhos se tornarem realidade não terá com quem celebrar.
Primeiramente colocamos a parecer acadêmico do que é o sonho e suas consequências pelo Professor de ética Empresaria da Harvard Business School. Joseph Badaracco Jr.
Uma visão que nos parece coerente e centrada na realidade dos acontecimentos e sentimentos humanos.
Depois, o parecer do Pr. Josué Gonçalves muito bem detalhado e trabalhado nos princípios bíblicos.
A pergunta que faço é: Eu tenho um sonho bom? E o que me dá a certeza absoluta que meus sonhos são realmente voltados a perfeição e santificação. Ou seja, meus sonhos são ajustados a Deus.
Como sabemos todos nós sonhamos, uns enxergam sonhos como coisa impossível de ser alcançada, outros como possibilidades de grandes realizações, outros desprezam por ignorar seus próprios potencial. Até que ponto controlamos nossos sonhos? E quando os sonhos deixam de ser sonhos e se torna delírios? Qual a distancia entre o sonho e o objeto do sonho?
Ter esperança é bom, perseverar continuamente fortalece nossa resistência emocional transformando tudo pela fé.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:5 .
A fé é fundamental é o reconhecimento da glória de Deus em tudo.
Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Salmos 62:5. Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1 Pedro 3:15.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11.
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lamentações 3:25.
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Lamentações 3:24
O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia. Salmos 147:11.
Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Salmos 62:5.
O meu sonho é bom quando está em harmina com os meus anseios e desejos e de alguma forma contribuam para o bem comum de todos que estão a minha volta e fundamentado no amor de Deus.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13.
Amém.
A disputa e distorção acerca da Doutrina da Justificação pela Fé não é algo novo.
Não é algo iniciado e propagado pelo Movimento da Fé e suas igrejas neo pentecostais. Na verdade, essa doutrina tem sido atacada e distorcida ao longo dos anos, e esse ataque não é, em essência, uma agressão contra personagens evangélicos que defendem tal doutrina. Antes, é um ataque direto contra o coração do próprio Evangelho de Cristo.
E é exactamente isso que Charles Haddon Spurgeon, conhecido como o príncipe dos pregadores, em seu sermão de número 1239, afirma ao fazer uma defesa da doutrina apresentada por Moody e por Sankey, com a seguinte afirmação:
Por favor, notem que esta não é uma disputa destes senhores contra os nossos amigos senhores Moody e Sankey sozinhos! É uma disputa entre esses opositores e todos nós que pregamos o Evangelho! [1]
Alderi Souza de Matos fez a seguinte declaração, sobre essa doutrina:
Em nossos dias, a verdade bíblica da justificação pela fé é desconhecida ou mal compreendida por muitos evangélicos. No entanto, ela foi a questão central levantada pela Reforma Protestante do século 16. Assim como o “sola Scriptura” foi denominado o “princípio formal” da Reforma, porque a Bíblia é a fonte de onde procedem todas as autênticas doutrinas cristãs, a justificação mediante a fé é o seu “princípio material”, porque envolve a própria substância ou essência do que se deve crer para a salvação. [2]
Com isso, podemos afirmar que o correto entendimento e aplicação dessa doutrina é fundamental para a correta compreensão sobre a salvação. Muito embora vivamos em um país que se orgulha pelo fato da comunidade evangélica estar crescendo, ao mesmo tempo, boa parte dessa mesma comunidade nunca ouviu falar sobre essa doutrina e outro tanto tem um entendimento distorcido ou inadequado da mesma.
John Piper, sobre essa doutrina, afirmou que “este é o centro do cristianismo”.
Isso é diferente de todo islam, todo xintoísmo, todo budismo, todo hinduísmo, todo secularismo, todo animismo, ninguém, nenhuma religião tem isso: um filho de Deus e algo chamado justificação pela fé somente. Aqui estamos, então, nesse tribunal, culpados, pecadores, todos nós, e o juiz dá o veredicto: JUSTO! [3]
A justificação pela fé é uma das principais doutrinas existentes na Sagrada Escritura, se não for a mais importante. Nessa doutrina encontramos várias outras interligadas. A sua importância é tal, que importantes homens de Deus na história se referiram a ela da seguinte maneira:
“o tema principal do qual fluem todas as outras doutrinas” (Martinho Lutero)
“o principal ponto de apoio sobre o qual se articula a religião […] Interpretamos a justificação simplesmente como a aceitação pela qual Deus nos recebe em seu favor como homens justos, e dizemos que ela consiste na remissão dos pecados e na imputação da justiça de Cristo” (João Calvino – Institutas 3.11.1)
a forte rocha e o fundamento da religião cristã” (Thomas Cranmer)
“um ato de Deus pelo qual ele declara os pecadores justos somente pela graça, somente por meio da fé, somente por causa de Cristo” (James Montgomery Boyce)
“o articulus stantis et cadentis ecclesiae – o artigo pelo qual a igreja se sustenta ou cai” (Reformadores Protestantes)
A Reforma Protestante ficou conhecida pelos cinco “solas”
Sola Scriptura: Somente a Escritura;
Sola Gratia: Somente a Graça;
Sola Fide: Somente a Fé;
Solus Christus: Somente Cristo;
Soli Deo Gloria: Somente Glória a Deus.
Desses cinco “solas”, que são considerados os princípios da Reforma Protestante, três estão diretamente relacionados com a Doutrina da Justificação pela Fé. Vejamos:
• SOLA GRATIA. A Graça é fonte da justificação de Deus.
• SOLA FIDE. A Fé é o instrumento, o meio, dessa justificação.
• SOLUS CHRISTUS. Jesus Cristo é o fundamento sobre o qual esta justificação está alicerçada.
Assim sendo, o homem é justificado mediante a Fé, que é derramada pela Graça de Deus, por meio de Jesus Cristo somente./
Ainda, os outros dois princípios da Reforma estão, indiretamente, relacionados com esta doutrina. Vejamos:
• SOLA SCRIPTURA. Somente a Escritura revela o meio, a fonte, o fundamento e o objetivo desta Doutrina.
• SOLI DEO GLORIA. Somente Deus é glorificado por essa Doutrina.
Talvez pelo fato de considerável parte da igreja estar afastada da Escritura é que esta doutrina seja atacada, incompreendida e esquecida. E por essa razão, Deus não tem sido glorificado como deveria na obra da salvação.
Se lembrarmos que a fé é um dom de Deus (Rm 12:3,6) e o conceito de Graça é de um presente dado sem o merecimento de quem recebe (Ef 2:8,9), perceberemos que tanto a fé como a graça, essenciais e imprescindíveis à salvação, são dádivas de Deus e por isso só o Senhor é merecedor de glória pela salvação humana. Porém, como o homem é orgulhoso por natureza, sempre busca criar novos meios e fórmulas religiosas para se chegar à salvação.
O conceito de justificação, apresentado no livro aos Romanos, é diferente do conceito popular de justificação. Na ideia popular, justificado é alguém que esteve diante de um tribunal e foi considerado inocente pelo fato de não haver cometido crime. Então, tal pessoa é inocentada porque é inocente.
Todavia, o conceito de bíblico de justificação traz, em si, a ideia de “ser declarado justo”. E ser declarado justo é diferente de ser justo.
Aqui, encontramos a ideia de uma declaração, e não de uma mudança interior. A mudança interior é o segundo passo que o Senhor trata de resolver, e a isto chama-se de santificação posicional.
Deus, em Sua graça, declara justo o pecador. Então, não é uma mudança do estado interno, mas uma declaração da parte de Deus.
Em Romanos, podemos utilizar duas passagens para ilustrar o sentido de justificação. São elas Romanos 4:25 e 5:16,18.
• Rm 4:25, 5:18 (dikaivwsin – dikaíosin): Justificação, vindicação, absolvição que traz vida.
A culpa do pecado do homem gerada pela herança de Adão, que lhe proporcionou uma natureza caída, recai em forma de castigo sobre Jesus (Is 53). A isso chamamos de morte substituta (Rm 4:25; Ef 5:2)./
• Rm 5:16-21 (dikaivwma – dikaíoma): Justificação, veredito de inocência.
A justificação é declarada por meio da transferência da culpa para Cristo e pela consumação da justificação realizada pelo próprio Jesus, ao ressuscitar incorruptível (Rm 3:21-25).
É importante destacar, mais uma vez, que a justificação não ocorre por meio de boas obras, mas é um dom gratuito de Deus (Efésios 2:8,9). Por isso, afirma-se que a justiça do salvo é imputada (atribuída a ele) mediante a declaração de Deus (justificação).
Primeiro o Senhor nos declara justos (justificação) e depois Ele nos torna justos (santificação).
O QUE A EPÍSTOLA AOS ROMANOS NOS ENSINA “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24)
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Romanos 3:28)
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1)
“porquanto quem morreu está justificado do pecado” (Romanos 6:7)
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” (Romanos 8:33).
NOTAS:
[1] Uma defesa da Doutrina da Justificação pela Fé. Disponível em: < http://www.projetospurgeon.com.br/2012/01/uma-defesa-da-doutrina-da-justificacao-pela-fe-moody-sankey/>. Acesso em: 13 nov 2012./
[2] Justificação pela fé: o coração do evangelho. Disponível em: < http://www.mackenzie.br/7136.html>. Acesso em: 13 nov 2012.
[3] Justificados Pela Fé Somente. Disponível em: . Acesso em: 13 nov 2012.
O reino dos céus esta próximo, e com ele toda a glória, o poder e majestade de Deus vertida em seu santo Filho Jesus Cristo.
Você está preparado para se encontrar com o rei da glória?
Glorifica ao Senhor Jesus, daí Glória, exalte ao Rei dos reis, prostrais em reverencia diante do Santo homem, o verdadeiro enviado de Deus.
Jesus está voltando para buscar o seu povo, os remidos do Senhor, seus guerreiros, os santos que não se prostraram diante de outros deuses, que permaneceram fies a palavra de Deus, os valentes que mesmo tento sofrido perseguições e repúdios, não deixaram a fé, mas continuaram em pé defendendo a crença nas palavras de Jesus. Porque só existe um Deus e este é poderoso para salvar.
O reino das luzes vem diante de todos, varrendo tudo que não é claro, destruindo toda sombra, iluminando os escolhidos e aniquilando toda trevas.
Cantem hinos e louvores, o Rei está chegando, nosso Senhor e salvador cumprindo as profecias não demora.
A hora é agora e sua palavra vai se cumprir, E todos hão de ver o meu Deus, e todos se curvaram diante dele, porque só ele e Deus, criador dos céus e da terra.
Não se limite em no seu próprio entendimento, buscai ao Espirito Santo. Clamai por discernimento e revelações. Corra o tempo voa e a vida é muito curta.
A responsabilidade da tua salvação é exclusivamente tua, sei que você já ouviu falar de Jesus, ajoelhe –se e ore ,peça a Deus que lhe proporcione um encontro com ele, não perca tempo, amanhã poderá ser tarde de mais.
Jesus Cristo vive, e reina, todas as coisas lhe foram entregue pelo Pai, ele tem poder para curar para perdoar e para salvar e dar vida.
Não espere o ultimo minuto, ainda há tempo, corra para Jesus, garanta a salvação , ele te ama muito e por você morreu na cruz, Não importa o que o mundo diz, Jesus e o único caminho para a salvação.
Vem viver pra sempre, creia nas promessas de Jesus.
O céu e toda alegria do reino de Deus está diante de ti, é Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Amém.
Doce paz
A Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Vem do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência, guerra ou conflito. /
A paz sempre é bem vinda, todos devem cultuar e esforçasse para mantê-la, Hoje vamos meditar sobre a paz, a paz que vai além do estado de espirito, sentimentos, negativos. Vamos falar da paz que transcende todo entendimento.
A paz eterna, não estamos falando da paz de Immanuel Kant. (Designa um estado de paz mundial, obtido através de uma "república" única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacíficas de todos os povos e indivíduos).
A paz duradora, real e verdadeira, onde uma única morte é requerida e aceitável, o santo de Deus Jesus, consumada na cruz.
Paz que temos mesmo com o corpo ferido e dorido, ou por doenças incuráveis, paz em meio a perda de entes queridos, paz em meio as tribulações deste mundo.
O amor de Jesus flui esperança, consolações e fé, acalmando o espírito e abrando o coração ajudando a suportar a dor.
Paz que nenhum dinheiro pode comprar ou miséria alguma pode alcançar., paz genuína e celestial, obtida pela graça de Deus, no reconhecimento do sacrifício de sangue de Jesus.
Nossas guerras e batalhas o senhor Jesus a tomou pra si. Nossos pegados e culpas declaradas, motivo de condenação e sentença de morte, ele nos perdoou e carregou sobre si .
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:4-5.
Paz conquistada com dor e sangue. Do céu desceu como humano meu Senhor, por amor deixou sua majestade e eterna glória como santo homem viveu entre nós , sem pecado ou macula, meu senhor Jesus o santo de Deu. O amado do Pai. Mateus 3:7.
A luz do mundo, Maravilhoso, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6.
O Reis dos reis guerreia nossa batalha, morreu por nós, venceu a morte. Por que? Por amor, sem segundas intenções, sem cobranças, por que nada podemos dar a ele em troca do seu sacrifício a não ser o reconhecimento de seus favores e benção gratuita.
Jesus é a própria vida, o castigo que nós traz a paz estava sobre ele, por lança seu corpo foi ultrapassado, sangue e água emanaram do seu corpo sem vida. Porém, a morte não pode detê-lo, nem possui poder sobre ele, no terceiro dia de sua morte ressuscitou, poder algum pode anular seu sacrifício, onde imperava a morte hoje reina a vida.
E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados
que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes. Também todos nós éramos deste mundo quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira {divina}.
Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou,quando estávamos mortos em consequência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo.
- é por graça que fostes salvos! -,
juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus.
Ele demonstrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Jesus Cristo.
Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
Não provém das obras, para que ninguém se glorie.
Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.
Lembrai-vos, pois, de que outrora vós, gentios por nascimento - que sois chamados incircuncisos por aqueles que se dizem circuncida dos, os que levam na carne a circuncisão feita por mãos humanas .
Lembrai-vos de que naquele tempo estáveis sem Cristo, sem direito da cidadania em Israel, (Povo de Deus) alheios às alianças, sem esperança da promessa e sem Deus, neste mundo.
Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo.
Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava,
abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz,
e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade.
Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto;
porquanto é por ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo espírito. Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus.
Efésios 2.
Amém.
Jesus o bom amigo
Eu estava triste desanimado, tudo parecia estar contra mim, quando uma voz ouvi.
-- Vide a mim!
-- Quem me chama, com ternura voz e radiante de contentamento?
-- Sou eu Jesus, seu amigo fiel não te desampararei.
-- Como podes ser meu amigo se de todos eu sou o mais vil?
-- Não estou aqui para te julgar, dos seus fardos quero te livrar, seus pecados quero perdoar eu vim para te salvar.
-- Por amor a você morri, ressuscitei dos mortos para te dar vida e hoje estou aqui a te chamar.
Reconheço achei um bom amigo, quão bom amigo é Jesus. Ele também quer ser seu amigo, ouça a voz dele , ele está a te chamar. -- Vinde a mim.
Não fuja, não ignore o chamado de sincera amizade e de ajuda voluntaria, por amor Jesus te chama.
Ele quer te salvar.
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse:-- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
--Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
--Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
--Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
-- Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:25-30.
-- Vide a mim!
Amém.
A
lcançando a salvação.
Porque buscar a salvação? O que esperamos das palavras de Jesus? O que devemos fazer para alcançar a salvação?
O circulo da vida e simples, nascemos vivemos um breve período e morremos.Uns poucos homens e mulher conseguem viver mais de 100 anos, coisa raríssima, a maioria dos seres humanos vivem entre 60 a 80 anos.
Nossa meditação não sobre as estatísticas do tempo de vida do ser humano, e sim, qual o objetivo e proposito da vida do homem?
Sabemos que a vida natural é limitada, isto coloca todo ser vivente em uma condição preestabelecida, incluindo o homem, independente da situação socioeconômica, cultural ou geográfica.
A morte natural e a única certeza absoluta.
Convido-te a meditar sobre um caminho onde tudo esta relacionado e entrelaçado com a vida e justifica existência .Esse caminho chama-se salvação pela graça de Deus. Onde Deus é o centro da existência e criador de todas as coisas, nos céus, na terra, e em todo o universo. Revelando seu poder e glória, estabelecendo conceitos, preceitos e leis, onde o amor é fundamentado e verdadeiro. Deus é amor.
Deus criou o homem sua imagem e semelhança, para sua glória, para que entre ele e o homem houvesse comunhão entre pai e filho, Deus e adorador.
Deus não criou o homem por que precisava de companhia. Por que ele sempre teve o Filho, o Espirito santos, os anjos, arcanjos, querubins e outras centenas de milhares de criatura que habitam o reino dos céus.
O primeiro homem se chamava Adão, em hebraico quer dizer humano, e a primeira mulher se chamava Eva que quer dizer vida ou ser humano. Deus criou o homem e pelo homem deu vida a humanidade.
Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, racional e com livre arbítrio, isto significa que Deus não criou meramente um ser autômato, um escravo de suas vontades, Deus criou o homem para sua glória Isaias 43:7.
Tudo foi criado por Deus e tudo está sobre seu controle. Antes da fundação do mundo Deus tinha ciência que o homem iria desobedecer a sua lei. Por que então Deus criou o homem? ISTO É MISTÉRIO DE DEUS.
O que sabemos é o que a bíblia sagrada nos diz, que Deus tem um plano para salvação do homem. Antes de Deus criar o mundo ele elaborou o plano de salvação.
Deus criou o homem e o colocou no paraíso e o zelava diuturnamente, Deus deu entendimento ao homem para ele lavrar a terra e ter domínio sobre todos os animais. O homem era senhor do domínio que Deus lhe deu para ele administrar. A terra é o lar do homem mais é no paraíso que ele tem seu domínio.
O homem desobedeceu as ordem de Deus, pecou contra Deus e foi expulso do paraíso para nunca mais voltar, por causa do pecado da desobediência. Deus é justo em todos seus desígnios. A pena para o pecado é a morte. O homem ao pecar contra Deus recebeu a sentença de morte estendida a todos os seus descontentes.
Por este motivo o homem precisa de salvação em Jesus Cristo.
Jesus deixou o céu e encarnou como homem de carne e ossos, nascido de mulher, um homem comum, porém sem pecado. Ele é Deus encarnado, o Filho de Deus. Veio a este mundo para dar ao homem redenção e salvação.
Deus tem um plano de salvação para o homem arquitetado e elaborado na eternidade antes da fundação do mundo. 1Pedro 1:20.
Ao estudar a bíblia encontraremos a estratégia deste plano dividida em três partes entrega, sacrifício e redenção.
Entrega: Jesus entregou a sua própria vida, morreu entres açoites, humilhação, cravos e cruz. Foi ultrapassado por lança de aço, e seu sangue derramado ate a ultima gota.
Sacrifício: Jesus o cordeiro de Deus, ferido, machucado e triturado por nossos pecados. Morreu por amor, para que os nossos pecados fossem perdoados. Venceu a morte, ressuscitou, anulando a sentença que era de morte transformando esperança e vida.
Redenção: Seu sacrifício de cruz, seu sangue inocente, o valor requerido e pago anulou a sentença que era de morte em vida pela graça de Deus que lhe entregou todas as coisas nos céus e na terra.
Na sua morte encontramos redenção. Jesus é o único caminho que leva a salvação.
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. 1Pedro1:18:19.
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9-10.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Romanos 5:811.
Amém.
Jesus é Alegria do céu para mim.
Jesus me amou, me trouce paz, alegria e redenção. Na cruz cumpriu a promessa de vitória.
Anulou minha sentença, da morte me salvou.
Desceu do céu por mim, morreu por mim. Eu era cego, iludo e vil, minha alma era só tristeza e dor.
Jesus é alegria do céu para mim, com a cruz tudo mudou, seu sangue derramando me lavou, da escoria do pecado me livrou, limpou meu coração, das coisas abomináveis e cruéis que fiz me perdoou, remido sou na sua morte de cruz.
Jesus é alegria do céu para mim, nele minhas esperanças se concretizaram em graça e luz. Hoje enxergo o caminho da salvação, não rejeito minha cruz, sigo meu Senhor Jesus.
Glória, aleluia Jesus.
Glorifico Jesus meu Senhor e meu Deus, Reis dos reis, sacerdote eterno, digno de louvor e adoração, senhor da eternidade.
Meu coração flui alegria e contentamento confiante no seu amor por mim, à morte venceu por mim, ressuscitado e entronado no céu ele ainda continua me amando, não porque eu mereça,
ele me ama porque seu amor e incondicional.
Jesus é alegria do céu para mim, suas consolações e graças estão presente na minha vida, ele me ama eu sou dele e ele é meu.
Salmos 119
Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.
Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
E não praticam iniquidade, mas andam nos seus caminhos.
Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.
Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.
Com que purificará o jovem o seu caminho?
Observando-o conforme a tua palavra.
Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.
Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.
Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.
Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoa-dos, que se desviam dos teus mandamentos.
Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos.
Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.
Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.
A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.
Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos.
Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.
A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.
Desvia de mim o caminho da falsidade, e concede-me piedosamente a tua lei.
Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.
Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me confundas.
Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.
Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.
Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.
Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.
Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.
Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor.
Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons.
Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.
Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó Senhor, e a tua salvação segundo a tua palavra.
Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.
E não tires totalmente a palavra de verdade da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos.
Assim observarei de contínuo a tua lei para sempre e eternamente.
E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.
Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei.
E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.
Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.
Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.
Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.
Os soberbos zombaram grandemente de mim; contudo não me desviei da tua lei.
Lembrei-me dos teus juízos antiquíssimos, ó Senhor, e assim me consolei.
Grande indignação se apoderou de mim por causa dos ímpios que abandonam a tua lei.
Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.
Lembrei-me do teu nome, ó Senhor, de noite, e observei a tua lei.
Isto fiz eu, porque guardei os teus mandamentos.
O Senhor é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras.
Roguei deveras o teu favor com todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra.
Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos.
Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos.
Bandos de ímpios me despojaram, mas eu não me esqueci da tua lei.
À meia-noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos.
Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.
A terra, ó Senhor, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos.
Fizeste bem
ao teu servo, Senhor, segundo a tua palavra.
Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos.
Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.
Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.
Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos.
Engrossa-se-lhes o coração como gordura, mas eu me recreio na tua lei.
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos.
Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra.
Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste.
Sirva pois a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.
Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia.
Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.
Voltem-se para mim os que te temem, e aqueles que têm conhecido os teus testemunhos.
Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.
Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra.
Os meus olhos desfalecem pela tua palavra; entrementes dizia: Quando me consolarás tu?
Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos.
Quantos serão os dias do teu servo?
Quando me farás justiça contra os que me perseguem?
Os soberbos me cavaram covas, o que não é conforme a tua lei.
Todos os teus mandamentos são verdade.
Com mentiras me perseguem; ajuda-me.
Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos.
Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca.
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.
A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme.
Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos.
Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.
Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.
Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.
Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu considerarei os teus testemunhos.
Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.
Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.
Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.
Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos.
A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei.
Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos.
Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.
Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.
Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei.
Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.
Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus.
Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.
Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos.
Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade.
Tu tiraste da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos.
O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.
Fiz juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores.
Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam.
Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça.
Usa com o teu servo segundo a tua benignidade, e ensina-me os teus estatutos.
Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos.
Já é tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrantado a tua lei.
Por isso amo Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.
Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda.
A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.
Abri a minha boca, e respirei, pois que desejei os teus mandamentos.
Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome.
Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniquidade alguma.
Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.
Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos.
Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei.
Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos.
Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis.
O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra.
A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama.
Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus mandamentos.
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.
A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei.
Clamei de todo o meu coração; escuta-me, Senhor, e guardarei os teus estatutos.
A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.
Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.
Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.
Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó Senhor, segundo o teu juízo.
Aproximam-se os que se dão a maus tratos; afastam-se da tua lei.
Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade.
Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.
Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.
Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.
A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.
Muitas são, ó Senhor, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos.
Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.
Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua benignidade.
A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra.
Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo.
Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.
Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça.
Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.
Senhor, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.
A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente.
Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti.
Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor; dá-me entendimento conforme a tua palavra.
Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra.
Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.
A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.
Tenho desejado a tua salvação, ó Senhor; a tua lei é todo o meu prazer.
Viva a minha alma, e louvar-te-á; ajudem-me os teus juízos.
Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.
Salmos 119:1-176
Todas as veredas do Senhor são boas e aceitáveis.
As coisas nem sempre acontece como a gente gostaria que acontecesse. A vida às vezes se torna muito mais complicada do que se apresenta. E então percebemos que a muitas destas coisas estão além do nosso entendimento, independente de nosso esforço.
Hoje percebo que corri muito, me esforcei demasiadamente, tentei até driblar o tempo trabalhando 20 horas por dia. Fiz tudo humanamente possível para conquistar meus planos, ser um empresário bem sucedido.
Lembro-me de fazer tantos planos, crias metas, os planos deram por água a baixos e as metas, bom... Chequei perto.
Não culpo o país ou as varias crises financeiras que ocorreram sucessivamente nos últimos anos, tão pouco a sorte, porque não sou exotérico ou supersticioso.
O que me faltou foi crença e fé, ou erro no direcionamento da minha fé. Cria eu no meu potencial intelectual e tinha fé na minha capacitação profissional.
Eu nunca quis nada com religião, pensava que Deus estava sempre trabalhando ao meu favor, que eu não devia nada a ele, pensava que minha conduta honesta me dava algum tipo de privilegio, e que ele estava sempre do meu lado, afinal somos todos filhos de Deus.
Destempero, a palavra certa é prepotência. A ignorância a respeito de Deus e seus desígnios, nos afasta dele e do reino dos céus, e nos leva a acreditar em inverdades e crer no que é aceitável aos nossos olhos, e consequentemente nos afasta de Deus e de seus favores.
Deixamos de ouvir a palavra de Deus e a substituímos por jargão e ditos populares, elevamos nossas necessidades a prioridade, invertemos a ordem criador e criatura., Senhor e servo.
Deus vai fazer! Deus faz!
Deus há de querer! E ele quer!
A vida inteira pensava eu ser alguma coisa, precisou a realidade do mundo bater muito em mim e no meu ego, para que eu percebesse que a minha maneira de agir erra equivocada quanto a dependência de Deus. Ele não é nosso empregado ou aquele que só aparecesse quando estamos com algum tipo de dificuldade, Ele é o Todo- Poderoso, o senhor absoluto criador dos seus céus e da terra. Nada absolutamente nada esta além do seu controle.
Como nossos pensamentos são pequenos centrados em nós mesmos, deixamos de perceber a quão grande bênçãos que estão contidas na obedecia dos seus mandamentos.
Como pode o homem requerer alguma coisa de Deus?
Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu. Jó 41:1.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3:23
Minha esperança é a tua palavra por que a tua palavra é a verdade.
Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.
Ati também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.Salmos 62:11-12.
Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. Salmos 25:10.
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Salmos 145:18.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16.
Mesmo trabalhando contra ele. Por que quem não está com ele, é contra ele, mesmo assim ele me chama, e o Santo Espírito com amor me cerca e cuida de mim, não por que eu mereça, e sim por que ele me ama.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.
Amém.
Tudo é possível ao que crer!
Quem disse que você não pode ser salvo? Ou que a salvação não é para você? Sai desse dilema e creia em Deus e no seu Santo Filho Jesus.
Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23.
O mesmo Deus que pronunciou estas palavras também disse que não há um só justo na face da terra. Salmos 14:3.
Todos estão debaixo do pecado. Romanos 3:9.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.
Não há quem faça o bem, não há nem um só. Romanos 3:12.
Falaremos de justificação em outra oportunidade, nosso foco hoje é a salvação.
Quem pode ser salvo?
Porque assim diz o Senhor que criado os céus , o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.
Não falei em segredo, nem em lugar algum escuro da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu sou o Senhor, que falo a justiça, e anuncio coisas retas.
Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade?
Quem desde então o anunciou?
Porventura não sou eu, o Senhor?
Pois não há outro Deus senão eu;
Deus justo e Salvador não há além de mim.
Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Isaías 45:18-22.
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:28.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. Romanos 5:8-11.
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31.
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 10:9-10.
Amém.
Salmos 145
Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável.
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.
Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas.
E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.
Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça.
Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.
O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.
Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão.
Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,
Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.
O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.
O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.
Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.
Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.
Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.
O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.
A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.
Bom, estamos comemorando 5 anos de blog glorificando e adorando o Senhor nosso Deus, agradecendo ao Espirito Santo por toda palavra e direção. E como estamos em festa e não é possível compartilhar bolo pela internet , resolvi compartilhar uma receita muito mais saborosa. Deus abençoe e continue abençoando a todos, obrigados pela sua visita, Jesus te ama.
CONQUISTANDO AS PROMESSAS DE DEUS
Ingredientes
- Colocar a Palavra de Deus em prática
- Ser humilde
- Deixar que Deus organize sua vida
- Desenvolver um coração fiel e temeroso à palavra de Deus
- Nunca atribuir a glória de Deus a ninguém
- Oração
- Amor
Tempo de preparo
Ao menos 15 minutos por dia
Modo de preparo
Invista um tempo do seu dia lendo a Bíblia, buscando a presença de Deus e reconhecendo as suas falhas. Para que este tempo exista em um mundo tão corrido, peça para que Deus organize o seu dia, e naquilo que ele direcionar seja fiel, obedecendo seus princípios e reconhecendo sempre que é ele quem faz todas as coisas.
Junte tudo em seu coração e regue com amor.
Renovando o Entendimento!
Por Pastor Sérgio Salém
Paulo faz as recomendações acima apresentando as como condições para a vontade de Deus.
Conformar-se com o mundo significa viver conforme o mundo vive, isto é como as pessoas mundanas , sem Cristo, comportam-se no seu viver diário.
A não conformidade com o mundo significa, por sua vez, SER DIFERENTE, andar e comportar-se de modo a que o mundo note a diferença que há entre nós, crentes em Jesus Cristo, e aqueles que seguem os parâmetros mundanos.
A palavra de Deus nos mostra com clareza a mudança que se opera naquele que aceita Jesus como seu Senhor e Salvador, ao dize que “ se alguém esta em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já se passaram, tudo é novo!” 2Cor.5:17.
E que coisas velhas são estas que já se passaram?
São velhos hábitos, o comportamento descompromissado com os novos padrões adquiridos ao aceitar Jesus como Senhor.
O convertido torna-se uma nova criatura, isto é, nasce de novo, para uma vida nova, um novo modo de viver, um comportamento diferente. Tudo se faz novo.
Todavia, a transformação do velho homem não é instantânea.
O convertido precisa conhecer os padrões de comportamento exigido por Deus daqueles que O tem como Senhor. Por isso Jesus proclama em Mateus 7:21: Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus , mas aqueles que faz a vontade do meu Pai que está nos Céus!
Sem conhecer a vontade do Pai, como escutá-la?
Daí, a necessidade de uma renovação constate do nosso entendimento, ou seja, de um estudo constante da Palavra de Deus revelada, ou melhor , a Bíblia , única regra de fé prática dada po Deus para nosso entendimento a Seu respeito.
É necessário ao crente estar em permanente contato com ela, lê-la, meditar, esquadrinhara-la, assenhorando-se dos seus ensinos, conhecê-la de tal modo que através dela possa ir se transformando me santificação e zelo durante a vida até o fim da presente jornada terrena.
Você pode ler a Bíblia toda em 80 dias, dedicando a isso duas horas diária, sabia?
Dedique um tempo diário à leitura da palavra de Deus. Renove seu entendimento e transforme-se na pessoa que Deus deseja que você seja conhecendo e vivendo a “ boa, perfeita e agradável vontade de Deus para sua vida.
Amém.
Fonte : Folhetim Igreja Cristã da Trindade - Ano lX-Nº 527- Junho/2012.
J
esus está voltando!
O que você vai fazer a respeito?
Será que todos os sinais a nossa volta não são suficientes para nos alertar acerca da volta de Jesus?
Será que o povo de Deus está tão cego e entretido com esse mundo ao ponto de não perceber os acontecimentos em seu redor?
A salvação, redenção e nova vida apregoada por Jesus, ficou em segundo plano, ou terceiro plano, ou quem sabe em último.
A busca constante por prosperidade, a falsa fé, interessada nas coisas deste mundo, revelando corações egoístas e materialistas que coloca as coisas deste mundo como prioridade, abandonado os verdadeiros ensinamento cristão.
Jesus Cristo foi morto e ressuscitado para a redenção de nossos pecados e reconciliação com Deus. Segundo nos fala o apostolo Paulo:
Também vos notifico irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
1 Coríntios 15:1-4.
Não vos escandalize com as escrituras o tempo é chegado Jesus Cristo está voltando, e com ele a Glória e a luz do reino do céu. O tempo é curto, se ainda respiramos é pelas misericórdias de Deus.
Quem sabe, o quem poderá afirmar o contrario?
Eu creio Jesus está voltando e para a alegria de muitos.
Ora vem Senhor Jesus!
Disse-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Eis que eu vo-lo tenho predito.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Aprendei, pois, esta parábola da figueira:
Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mateus 24:4-42.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:12-16.
Se você ainda não recebeu Jesus como seu único Senhor e salvador, ainda há tempo. Não espere ouvir as trombetas tocarem procure uma igreja Cristã seria, fundamentada na bíblia sagrada. Confesse seus pecados e aceito o perdão de Deus pelo sangue de Jesus.
Amém.
JESUS MORREU POR TODOS?
O SACRIFÍCIO DE CRISTO FOI SÓ PARA MUITOS OU TODOS ?
UM EXAME DA DOUTRINA DE EXPIAÇÃO PARCIAL
Muitos irmãos acreditam na doutrina de expiação parcial, isto é, que o sacrifício de Jesus na cruz foi feito somente para os eleitos. Outros bons irmãos aceitam a doutrina de expiação para todos os homens. Há séculos os cristãos debatem este tema, com fanáticos nos dois lados da questão. É lastimável que a verdade mais importante na Bíblia, a morte de Jesus como o Cordeiro de Deus, tem dividido os próprios crentes. Devemos estudar este assunto como qualquer outro na Bíblia, considerando todas as passagens relevantes. Não devemos deixar nossa teologia interpretar a Bíblia para nós, porque a própria Bíblia deve determinar a nossa teologia! A questão é simples: Cristo fez alguma provisão para aqueles que não são eleitos?
Para simplificar o assunto, os que creem na doutrina de expiação parcial são chamados calvinistas e os que creem que Jesus morreu para todos são chamados arminianos. Porém nos dois grupos há varias diferenças de interpretação deste assunto. Nestes dois grupos há muitas divergências sobre varias outras doutrinas. Alguns calvinistas tem desenvolvido um certo padrão doutrinário que consiste em cinco doutrinas associadas chamadas por eles mesmos de "doutrinas da graça." Este "arranjo" doutrinário não era conhecido antes da reforma protestante. Não fazia parte das antigas confissões da fé. No meio de alguns calvinistas, o irmão que não crê em todos dos cinco pontos, ou define um dos pontos diferentemente, é taxado de arminiano injustamente. Ele é acusado de não crer na salvação pela graça! Também o irmão que crê nos cinco pontos é acusado de fatalista ou é chamado de "cascadura" [Inglês, Hardshell] no meio dos outros e isto é também injusto.
Os batistas históricos não precisam ser chamados nem calvinistas e nem arminianos. Não querem ser chamados calvinistas pela associação com o nome do fundador da Igreja Presbiteriana, João Calvino, um perseguidor dos anabatistas da sua época. Também não querem ser chamados arminianos porque não crêem nas doutrinas de Jacobus Arminius, um teólogo holandês que lutou contra as idéias calvinistas. Ambos destes líderes Protestantes eram defensores da união do estado com as igrejas! Eram inimigos dos Batistas da sua época! É errado exigir um irmão escolher entre Calvino e Arminius e suas respectivas posições doutrinárias porque os dois eram inimigos das igrejas verdadeiras da sua época.
/Neste estudo, vamos considerar só um dos cinco pontos dos calvinistas, a doutrina de expiação parcial. Alguns batistas fiéis aceitam este ensino mas outros não. Vamos examinar primeiramente algumas passagens bíblicas usadas pelos calvinistas para defender esta tese.
PASSAGENS QUE FALAM DE EXPIAÇÃO PARCIAL
1. Mt. 1:21: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." Neste caso, "seu povo" significa os eleitos, os verdadeiros crentes em Jesus.
2. Mt. 20:28: "Bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." A conclusão do calvinista é que Jesus deu a sua vida somente para muitos, isto é, somente para os eleitos.
3. Mt. 26:28: "Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados". Dizem que Jesus derramou seu sangue só para muitos, não todos.
4. João 10:15: Jesus disse: "...dou a minha vida pelas ovelhas." Dizem que Jesus só morreu para as ovelhas, quer dizer, só para os eleitos.
5. Atos 20:28: "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." Este versículo requer mais estudo depois, mas será que Jesus morreu só para a sua igreja?
6. Efésios 5:25: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela".
7. Hebreus 9:28: "Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." Os calvinistas dizem que Cristo somente tira os pecados dos eleitos.
8. João 15:13: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." Seus amigos aqui são os eleitos portanto Cristo deu sua vida só por eles.
Estes versículos parecem defender a ideia calvinista que Cristo só morreu para uma classe de gente identificada por varias palavras tais como a igreja, rebanho, ou seus amigos, etc. Será que é assim? Quem defende a expiação limitada aos eleitos usa vários argumentos, portanto é bom examiná-los cuidadosamente.
OS ARGUMENTOS EM FAVOR DO SACRIFICIO LIMITADO
1. A Bíblia disse que Cristo morreu para um grupo específico. Eles são chamados: suas ovelhas em João 10:11-15; sua igreja em Atos. 20:28 e Efesios 5:25-27; seu povo em Mateus 1:21; e seus eleitos em Romanos 8:32-35.
2. Já que os eleitos foram escolhidos desde antes da fundação do mundo, Efésios 1, Cristo não podia ter morrido para todos os humanos. Seria uma perda e falta de previsão na parte de Deus para deixar Jesus morrer para os que não foram escolhidos.
3. Alguns dizem que Cristo seria um fracasso ou um derrotado se morresse para todos, sem que todos sejam salvos.
4. Alguns dizem que Deus não seria justo se deixasse uma pessoa ir para o inferno se Cristo realmente pagasse seus pecados. O condenado não devia pagar o que já foi pago. O tribunal não deixa um réu sofrer duas vezes pelo mesmo crime. Por que o pecador pagaria seus próprios pecados se a expiação fosse feita para ele?
5. Cristo não orou para todos em João 17, mas somente para os seus escolhidos. É porque não morreu para todos. Já que a intercessão é limitada, também foi limitada a expiação.
6. Alguns creem que a expiação sem limites tende a nos levar à doutrina do universalismo, isto é, que todos serão salvos.
7. A doutrina da expiação limitada foi ensinada antigamente por Agostinho e depois na Idade Média por alguns eruditos tais como Prosper de Aquitaine, Tomé Bradwardine, e João Staupitz. Alguns dizem que João Calvino não ensinou explicitamente esta doutrina, mas parece que de qualquer modo ele concordou com a ideia em alguns dos seus escritos. E seus sucessores colocaram esta doutrina na Confissão dos reformadores e depois na Confissão Da Fé chamada "Westminster. "
8. Mesmo que a Bíblia use termos como "todos" e "mundo" em respeito da salvação daqueles para quem Jesus morreu, como, por exemplo, João 3:16, as palavras se referem aos eleitos só. "Todos," quer dizer, todas as classes, sem distinção entre judeu e gentio. "Mundo" significa os eleitos no mundo. "Todo aquele" é interpretado "Todo aquele eleito." Assim os calvinistas creem que Jesus morreu somente para os eleitos.
9. Eles são obrigados a "explicar" de uma forma complicada o uso de palavras simples da Bíblia para sustentar sua tese. Isto é contra o bom senso e o uso normal da língua. Em vez de aceitar o sentido natural da palavra, o que é evidente, aceita uma explicação mais complicada e menos provável. Por esta razão muitos deles usam a lógica e argumentos complicados para evitar o que é simples!
NOTEMOS OS ERROS DESTES ARGUMENTOS
Vamos examinar algumas das passagens que sustentam a doutrina de expiação sem limites: Esta posição é Bíblica e há muitas passagens que sustentam esta interpretação sem usar explicações complexas. .
1. Lucas 19:10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Vamos perguntar, "Quem é perdido? É a humanidade inteira, em sua totalidade, ou só os eleitos?" Todos os homens estão perdidos. A mais natural interpretação é que Jesus veio buscar e salvar todos os perdidos. Não diz que todos serão salvos. Se Jesus veio só para os eleitos, então os outros no mundo não são perdidos! Logo se os não escolhidos não são perdidos, então não há necessidade da sua salvação. Neste caso os eleitos seriam os únicos perdidos, e os outros que não vão aceitar a palavra não seriam perdidos! Que doutrina estranha!
2. João 1:29 "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." O que quer dizer "mundo" neste versículo? Será que é o "mundo dos eleitos"? Não. É a raça humana no seu estado caído e separado de Deus. Até João Calvino pregava que nesta passagem o mundo é a raça inteira, e não só os eleitos! A expiação é suficiente para tirar o pecado de todos os perdidos no mundo. Jesus é o Cordeiro ou sacrifício para o mundo inteiro. Não há necessidade ou justificação colocar as palavras "dos eleitos" neste versículo. Jesus é o Cordeiro de todos os pecadores.
3. João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". É importante observar que este versículo não pode ser separado do contexto em Vs. 14 e 15. Jesus cita o caso em Números 21 onde Moisés levantou uma serpente feita de bronze no campo de Israel para que todo aquele que olhasse para ela seria curado fisicamente de sua picada. Jesus faz uma comparação espiritual entre este incidente e a salvação do pecador. Qualquer pessoa picada pela serpente podia olhar para a serpente de bronze e ser curada. Qualquer pecador que olhar para Jesus será salvo eternamente. Seu sacrifício foi suficiente para todos picados pela serpente, isto é, todos os pecadores. Se um pecador não se salva, a culpa é dele e não por falta do remédio. Não havia limite. Quem olhasse seria curado. Pois a morte de Jesus é suficiente para todos, mas eficiente só para aquele que olhar para Ele.
4. João 4:42 "E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo". Será que a mulher e os Samaritanos pensavam que Jesus é "O Salvador do mundo dos escolhidos"?
5. I Tm. 4:10 "Pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis." Isto é uma clara distinção entre todos os homens e os que creem. O Salvador fez algo para todos os homens, mesmo que não sejam os eleitos. Há provisão para todos os humanos, mas esta provisão é somente eficiente para os crentes.
6. Hebreus 2:9 "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". A palavra "todos" em grego (pantos) é mais bem traduzida "cada" e não "todos", que seria outra palavra (panton). Por que Deus usou pantos (cada um) e não panton (todos)? Porque o singular enfatiza mais a morte de Jesus para cada indivíduo. Cristo morreu para cada indivíduo.
7. Rm. 5:6 "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios." Não disse aqui que Cristo morreu para os eleitos no meio de outros ímpios, ou para alguns ímpios. Se alguém é ímpio, então Cristo morreu por ele. Se não morreu por todos, então os não eleitos não podem ser considerados impios. Se fosse assim, somente os eleitos seriam ímpios!
8. Rm. 5:18 "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida." Se a ofensa veio sobre todos, então a graça veio sobre todos também. Nós não temos direito de mudar o sentido da palavra para acomodar um ponto do calvinismo. Se Cristo não morreu por todos os homens, então nem todos os homens são condenados. Se a graça não veio sobre todos os homens, então havia homens que nunca foram condenados. Mas justamente é isto que alguns calvinistas crêem, isto é, que na realidade o escolhido NUNCA FOI PERDIDO! Isto cria mais um problema para alguns calvinistas. Se o eleito nunca foi perdido, por que Jesus viria para buscá-lo e salvá-lo! (Lucas 19:10). A verdade é que Cristo sofreu para todos os homens, mas nem todos recebem a salvação que ele efetuou. A graça veio sobre todos porque todos são condenados, mas somente os que crêem em Jesus são justificados.
9. II Co. 5:14-15 "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. " Se todos os homens estão mortos nos seus pecados e ofensas, então Jesus morreu por todos os homens. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus," Ro. 3:23. Todos os homens eleitos ou todos os homens? Podemos ler, "Todos os eleitos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"? Se todos os homens não fossem mortos, Jesus não teria morrido "por todos" mas sim, só para os eleitos. Neste caso os eleitos seriam os únicos mortos espirituais! Se somente os eleitos são mortos espirituais, então os não eleitos não são perdidos! Que absurdo! Mas versículos 14 e 15 dizem que Jesus "morreu por todos". A frase que segue, "os que vivem não vivam mais para si" mostra que alguns são vivificados, ou tem vida eterna, e outros não. São os crentes que não devem viver mais para si, mas para Cristo que morreu por eles. Isto não nega, porém, que morreu também para os demais.
10. 1 João 2:2 "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". Quem está incluído nas palavras, "nossos pecados?" Suponhamos que sejam os eleitos. Muito bem. Então, quem é indicado na seguinte frase, "mas também pelos de todo o mundo?" A verdade é que o sacrifício de Jesus para nossos pecados foi não somente para nós que cremos, mas para todos os pecadores. Sua morte é suficiente para salvar qualquer um ou todos. Quando lemos esta passagem de João com naturalidade, sem impor nela nossa interpretação própria ou nossa presunção, entendemos que a propiciação (sacrifício satisfatório) foi feita para todos os homens e não somente para os escolhidos. Simplesmente não dá sentido dizer que Jesus morreu para os pecados dos eleitos, e não somente para eles, mas também para os pecados do mundo dos eleitos! A verdade é que a propiciação ou expiação foi feita para todos os homens. Somente quem crê será salvo.
11. Isaias 53:6 "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." Este versículo não faz sentido se a palavra "todos" que descreve os desgarrados não for o mesmo "todos" para os quais o Senhor morreu. O Senhor Deus fez cair sobre Jesus Cristo, "o cordeiro que tira o pecado do mundo" a iniquidade de todos que andavam desgarrados como ovelhas. Se todos erraram, então Cristo morreu por eles. Se não morreu para os não eleitos, então estes não estavam desviados do caminho.
12. II Pe.2:1. Pedro disse que Cristo pagou o preço de redenção até para os falsos ensinadores que o negam! "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição". Pedro mostra claramente que o povo para o qual Jesus morreu realmente é perdido. Os perdidos incluem falsos profetas, falsos doutores e hereges. São perdidos e serão julgados porque negam "o Senhor que os resgatou". A palavra "resgatou" é a tradução do grego "agorazo" e é a mesma palavra usada em Mateus 13:44 e 46 onde o homem comprou uma propriedade inteira para receber um grande tesouro! Jesus morreu e comprou de volta tudo que foi perdido no jardim do Éden para salvar os que creem nele. Há distinção entre os para o qual Jesus morreu (todos) e os que serão salvos (os crentes). Portanto Jesus morreu para os não eleitos, até mesmo para os falsos doutores. Cada um leva a sua própria culpa.
13. João 3:17 "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". João Calvino disse que Deus não quer que os ímpios sejam excessivamente taxados com uma destruição eterna porque Ele apontou seu Filho para ser o Salvador do mundo. A palavra "mundo" foi repetida para que nenhum homem sinta excluído se tão somente cresse em Cristo. Deus claramente fez provisão para todos os humanos. Também há muitas passagens que ensinam que o evangelho deve ser pregado a todas as criaturas, universalmente. Como pode ser verdade se somente alguns tem possibilidade de ser salvos?
14. Considera o seguinte: Mt. 24:14 disse que o evangelho do reino será pregado ao mundo inteiro como testemunho e depois virá o fim. . Em Mt. 28:19-20 Jesus manda a igreja fazer discípulos em todas as nações, batizar os crentes e ensinar a palavra. Ele mandou a igreja pregar o evangelho a toda criatura, Marcos 16:15. Em At. 1:8 Jesus disse "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria até aos confins da terra".
Considerando tais passagens, é legítimo perguntar o seguinte: se Cristo morreu somente para os eleitos, como pode ser feita uma oferta de salvação para todas as pessoas sem alguma insinceridade, artificialidade ou desonestidade neste processo? Se Cristo não morreu para todos, não seria um pouco impróprio oferecer a salvação a todos? Alguns irmãos, vendo este problema, chegam a conclusão falsa de que não há oferta de salvação a todas! Dizem que não devemos oferecer Cristo a ninguém ou fazer um apelo aos descrentes! Muitos dos nossos irmãos que pensam assim não pedem a ninguém aceitara evangelho por causa dos excessos emocionais dos outros que pregam uma "salvação fácil e barata." Alguns dos mais radicais creem que uma pessoa pode ser salva sem ouvir o evangelho! São coerentes mas errados. O evangelho é o poder de Deus para a salvação para quem cresse no Senhor Jesus, não para quem sabe defender cinco pontos teológicos inventados por um protestante!/
A verdade é que quem crê que Jesus morreu só para os eleitos não pode dizer a qualquer pecador, com verdadeira convicção e certeza, "Cristo morreu para você."
Como podemos colocar todos os versículos sobre este assunto juntos numa maneira harmoniosa sem contradição? Alguns versículos parecem ser irreconciliáveis com outros. Alguns dizem claramente que Cristo morreu para alguns, mas outros mostram que morreu para todos! É lógico que se Jesus morreu para todos, morreu também para "alguns." Para a doutrina da reconciliação parcial ser comprovada, tem que provar que Jesus morreu SOMENTE para alguns. É verdade que Jesus morreu para as ovelhas, isto é, por muitos (Mt. 26:28). Também morreu para sua igreja, mas isto NÃO nega o fato que morreu para todos os outros crentes também. Não há problema em dizer que Ele morreu para um grupo especificamente, mas cremos que há um problema em negar as claras passagens que dizem que morreu para todos.
TODOS OS CRENTES FAZEM PARTE DA IGREJA?
At. 20:28 "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". Paulo disse que Deus resgatou sua igreja com seu próprio sangue. Se usarmos a mesma lógica dos calvinistas, chegamos a conclusão que Deus só resgatou a igreja e não a todos os crentes! Por esta razão muitos calvinistas acreditam que a igreja se compõe de todos os crentes. Creem que a igreja não é só do Novo Testamento. Convenientemente acham que o crente não precisa ser batizado para fazer parte da igreja! A igreja é feita de crentes batizados biblicamente e unidos no propósito de obedecer a grande comissão de Cristo. Os crentes do Velho Testamento não fazem parte da igreja neo-testamentária. Os crentes que não andam de acordo com a palavra e que são excluídos da comunhão da sua igreja local também não fazem parte. Os crentes que não são batizados não fazem parte. Jesus morreu para sua igreja, mas não só por ela! Ela é um grupo distinto dos outros na família de Deus. Jesus resgatou com seu sangue todos da sua igreja, mas também todos os outros crentes verdadeiros. Da mesma maneira, posso dizer que a menção de UM grupo para o qual Jesus morreu não indica que não morresse para outros também! O sofrimento e sacrifício de Jesus não pode ser limitado só para os que vão aceitá-lo. Não há limite no seu imenso amor!
Ef. 5:25-27 "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando- a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" . Cristo amou a igreja! O amor de Cristo é limitado à igreja conforme à lógica calvinista.
Sem dúvida nenhuma, Jesus amou a igreja, e a resgatou com seu próprio sangue, e a si mesmo se entregou por ela. Ele vai purificar a igreja e vai apresentá-la a si mesmo totalmente glorificada e sem defeito. Devemos examinar este assunto mais um pouco. Jesus morreu somente pela igreja? Ou será que morreu por outros salvos que não fazem parte dela? Jesus morreu pelos crentes do Velho Testamento? Eles fazem parte da igreja? Os crentes não batizados estão na igreja? Ser salvo e ser membro da igreja é a mesma coisa? A pessoa excluída da igreja perde a sua salvação? Estas passagens dizem que Jesus resgatou a igreja com seu próprio sangue e se entregou por ela. Este resgate foi parcial, ou inclui todos os eleitos? Ou será que este resgate se refere a uma certa classe de pessoas incluídas no resgate de Cristo? Se usarmos a lógica calvinista da primeira parte deste trabalho, isto é, que Jesus morreu só para seu povo, só para seus amigos, só para muitos, então temos que concluir que só morreu para a igreja também! Isto quer dizer que todos estes termos são sinônimos. Todo o eleito faz parte do "seu povo," dos "seus amigos," dos "muitos," e "a igreja" também!
Se este for o caso, todos os eleitos, mais cedo ou mais tarde, serão batizados de acordo com a Bíblia, e vão fazer parte da igreja que Jesus fundou e deixou no mundo. Por esta razão muitos calvinistas deixam sua posição sobre a igreja local e acabam aceitando a ideia da igreja invisível, feita de todos os crentes. Eles aceitam a teoria de duas igrejas. Será que todos os crentes fazem parte da igreja Neo-Testamentária? Se Cristo morreu para a igreja, temos que crer que todos os eleitos fazem parte dela? Por que não podemos crer que Ele morreu para a igreja mas também para todos os salvos fora dela? Por que não podemos crer que Ele morreu para todos os salvos (eleitos) mas para os outros perdidos também?
DEUS AMA TODOS OS HOMENS?
Incrível que pareça, há alguns que pregam abertamente que Deus não ama sua própria criação. Jesus disse em João 3:16, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" mas muitos calvinistas dizem que este amor é limitado somente aos eleitos. Eu ouvi pessoalmente um pastor dizer numa conferência dos "Batistas de Graça Soberana" que "Deus não ama todos os homens mas odeia alguns." Pregou que Deus, "não odeia só o pecado mas odeia o pecador também," e muitos dos ouvintes disseram, "Amem!" Muitos creem assim mas não falam das suas convicções por falta de coragem. Aceitam uma teologia em que um dos pontos principais é a expiação limitada. Eles argumentam pela logica assim, "Como pode Deus amar os ímpios que estão debaixo da sua ira?" Vamos examinar este assunto agora.
Sem dúvida nenhuma Deus é soberano. É o Senhor dos Exércitos. Ele faz o que quer e ninguém tem direito de se opor. Ele é onisciente, onipresente, sempiterno e onipotente mas o maior atributo ou característico de Deus é o seu amor. Em I João 4:8 lemos, "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."
Quando o pecador é salvo, ele nasce do Espirito Santo de Deus. Ele nasce de novo. É regenerado e se torna "participante da natureza divina," 2 Pe 1:4. O crente verdadeiro mostra o amor de Deus aos outros. Jesus disse que o crente é reconhecido pelo amor que mostra aos outros. "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros," João 13:35.
Há vários tipos de amor, dependendo do relacionamento. Deus tem um amor especial para os seus filhos. Eu amo minha família mais do que os outros, mas amo os outros também. Amo meus amigos mais do que meus inimigos, mas amo estes também. Há muitas passagens na Bíblia que ensinam que devemos amar uns aos outros. O amor é a prova de um crente verdadeiro. Paulo disse em Efe 2:4: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou..." Ro 13:8 "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." Ga 5:13 "Mas servi-vos uns aos outros pelo amor." 2Co 13:11 "E o Deus de amor e de paz será convosco." Deus ama seu povo.João é chamado o Apostle de amor e escreveu estas passagens: 1Jo 4:7 "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." IJo 4:9 "Nisso se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos." 1Jo 4:16 "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." 1Jo 4:20 "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"/
Estas passagens mostram o amor de Deus para seus filhos, mas será que Deus não ama mais ninguém? Será que Ele somente ama os que são seus filhos? Vamos lembrar o fato que o crente tem a natureza divina porque é uma nova criatura e o amor de Deus está derramado no seu coração.
Se o Pai celestial é amor, seus filhos devem estar cheios de amor também. Afinal, eles receberam sua natureza divina e a maior elemento desta natureza é amor. Em 2Pe 1:7, somos admoestados a acrescentar à fé várias virtudes que incluem não só a "caridade," [ágape em Grego] mas também o amor fraternal. O crente tem amor especial para o outro irmão em Cristo!
Mas será que Jesus ensinou seus discípulos que Deus só ama os eleitos?
Devemos amar somente aqueles que nos amam? Os crentes devem amar só os eleitos? Jesus disse em Mateus 5:43-46: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?" Ora, se eu devo amar os meus inimigos e perseguidores, é porque sou filho de Deus agora e devo demonstrar esta característica da natureza divina. Amamos os inimigos porque somos filhos de Deus! Deus ama os seus inimigos também, até aqueles que Ele sabe que nunca vão aceitá-lo. Deus ama os não eleitos porque Deus é amor. Paulo disse que Cristo "estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Ro 5:6-8. Não devemos crer que Deus só ama os que O amam! A propiciação foi feita pelos pecados dos filhos de Deus, mas também para todos os homens.
1 João 2:2 "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo."
Todos os direitos pelo autor
Steve H. Montgomery
Novembro de 2006