Isto significa vida eterna: Que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro a e daquele que enviaste, Jesus Cristo. João 17:3

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Jesus a videira verdadeira.

Hoje pela manhã veio-me a mente imagens de pessoas, andarilhos itinerantes, mendigos, moradores de rua, pessoas solitárias e outras pressas em si mesmo distantes do mundo. Pessoas que optaram pelo não envolvimento com outras pessoas, vivem espalhadas por ai, são muitas, mas ninguém as percebem, e se as enxergam finge não ver. São como fantasmas, invisíveis, vultos e sombras que passam diante dos olhos. 
Ignoradas pela mundo (sociedade convencional), onde sentimentos como compaixão, comprometimento, solidariedade e amor para com o próximo foram esmagados pelo rolo compressor da indiferença humana, movidos por lutas constantes pela própria sobrevivência e manutenção do status.

Estas pessoas andarilhos itinerantes, mendigos, moradores de rua, solitárias e outras presas em si mesmo distantes do mundo, sou eu. O mundo que as ignora também sou eu.
Como nosso coração é enganoso e nossa mente trapaceira! 

Jesus diz em Apocalipse 3:17 a igreja de Laodicéia: 
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

Eu sou pobre, nu, miserável e egoísta. E se até agora não pereci é pela misericórdia e amor de Deus. Ele sustenta o órfão e a viúva, levanta o abatido. O seu amor me alcançou.
Quando pensava que ninguém se importava com a minha existência, o Senhor da existência, ele mesmo o criador da vida desceu a este mundo encarnado como homem de carne e ossos por amor a mim, deixou sua glória no céus pra trazer esperança e vida.

Entendo que muitos enxergam Jesus unicamente como salvador e que suas promessas estão relacionadas ao reino dos céus. E isto é verdade, mas o próprio Jesus declara: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10. No mesmo versículo Jesus revela que o diabo, o ladrão não vem senão para roubar, matar, e para destruir. Esta é uma situação real e atual do mundo.
Jesus nunca nos desampara, na parábola da videira ele descreve os cuidados de Deus para conosco.

João 15:12. Jesus disse que é a videira verdadeira para mostrar como funciona nosso relacionamento com ele. Jesus é a videira e nós somos os ramos. Cada discípulo, cada seguidor, cada cristão e um ramo nutrido pelo amor de Deus.
Jesus quer que compartilhemos este amor com todo o mundo. João 15:16: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Veja que quando estamos em Jesus produzimos frutos, de certo que ele está falando de frutos aqui na terra, pois na glória tudo já está consumado. As promessas na parábola da videira são para nossa vida terrena. A parábola da videira não diz respeito ao futuro na glória e sim ao presente.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. João 15:1-17.

Em João 15:7. Jesus diz: que tudo o que precisarmos para continuar a dar frutos será nos dado por ele. A comunhão com Jesus e o amor uns para com os outros determina nossa produção de frutos e permanência na videira. 
 Amém.

0 comentários:

Postar um comentário