Isto significa vida eterna: Que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro a e daquele que enviaste, Jesus Cristo. João 17:3

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Jesus está voltando

                                                                                     Jesus está voltando!

O que você vai fazer a respeito?
Será que todos os sinais a nossa volta não são suficientes para nos alertar acerca da volta de Jesus? 
Será que o povo de Deus está tão cego e entretido com esse mundo ao ponto de não perceber os acontecimentos em seu redor?
A salvação,  redenção e nova vida apregoada por Jesus, ficou em segundo plano, ou terceiro plano, ou quem sabe em último. 
A busca constante por prosperidade,  a falsa fé, interessada nas coisas deste mundo, revelando corações egoístas e materialistas que coloca as coisas deste mundo como prioridade, abandonado os verdadeiros ensinamento cristão. 
Jesus Cristo foi morto e ressuscitado para a redenção de nossos pecados e reconciliação com Deus. Segundo nos fala o apostolo Paulo:

Também vos notifico irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. 
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
1 Coríntios 15:1-4.


 Não vos escandalize com as escrituras o tempo é chegado Jesus Cristo está voltando, e com ele a Glória e a luz do reino do céu. O tempo é curto, se ainda respiramos é pelas misericórdias de Deus.
Quem sabe, o quem poderá afirmar o contrario?
Eu creio Jesus está voltando e para a alegria de muitos. 
Ora vem Senhor Jesus! 

Disse-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
 Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito.
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Aprendei, pois, esta parábola da figueira: 
Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mateus 24:4-42.

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:12-16.

 Se você ainda não recebeu Jesus como seu único Senhor e salvador, ainda há tempo. Não espere ouvir as trombetas tocarem procure uma igreja Cristã seria, fundamentada na bíblia sagrada. Confesse seus pecados e aceito o perdão de Deus pelo sangue de Jesus.
Amém.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

JESUS MORREU POR TODOS?


JESUS MORREU POR TODOS?

O SACRIFÍCIO DE CRISTO FOI SÓ PARA MUITOS OU TODOS ?
 UM EXAME DA DOUTRINA DE EXPIAÇÃO PARCIAL

 Muitos irmãos acreditam na doutrina de expiação parcial, isto é, que o sacrifício de Jesus na cruz foi feito somente para os eleitos. Outros bons irmãos aceitam a doutrina de expiação para todos os homens. Há séculos os cristãos debatem este tema, com fanáticos nos dois lados da questão. É lastimável que a verdade mais importante na Bíblia, a morte de Jesus como o Cordeiro de Deus, tem dividido os próprios crentes. Devemos estudar este assunto como qualquer outro na Bíblia, considerando todas as passagens relevantes. Não devemos deixar nossa teologia interpretar a Bíblia para nós, porque a própria Bíblia deve determinar a nossa teologia! A questão é simples: Cristo fez alguma provisão para aqueles que não são eleitos?

 Para simplificar o assunto, os que creem na doutrina de expiação parcial são chamados calvinistas e os que creem que Jesus morreu para todos são chamados arminianos. Porém nos dois grupos há varias diferenças de interpretação deste assunto. Nestes dois grupos há muitas divergências sobre varias outras doutrinas. Alguns calvinistas tem desenvolvido um certo padrão doutrinário que consiste em cinco doutrinas associadas chamadas por eles mesmos de "doutrinas da graça." Este "arranjo" doutrinário não era conhecido antes da reforma protestante. Não fazia parte das antigas confissões da fé. No meio de alguns calvinistas, o irmão que não crê em todos dos cinco pontos, ou define um dos pontos diferentemente, é taxado de arminiano injustamente. Ele é acusado de não crer na salvação pela graça! Também o irmão que crê nos cinco pontos é acusado de fatalista ou é chamado de "cascadura" [Inglês, Hardshell] no meio dos outros e isto é também injusto.

  Os batistas históricos não precisam ser chamados nem calvinistas e nem arminianos. Não querem ser chamados calvinistas pela associação com o nome do fundador da Igreja Presbiteriana, João Calvino, um perseguidor dos anabatistas da sua época. Também não querem ser chamados arminianos porque não crêem nas doutrinas de Jacobus Arminius, um teólogo holandês que lutou contra as idéias calvinistas. Ambos destes líderes Protestantes eram defensores da união do estado com as igrejas! Eram inimigos dos Batistas da sua época! É errado exigir um irmão escolher entre Calvino e Arminius e suas respectivas posições doutrinárias porque os dois eram inimigos das igrejas verdadeiras da sua época.
/Neste estudo, vamos considerar só um dos cinco pontos dos calvinistas, a doutrina de expiação parcial. Alguns batistas fiéis aceitam este ensino mas outros não. Vamos examinar primeiramente algumas passagens bíblicas usadas pelos calvinistas para defender esta tese.


 PASSAGENS QUE FALAM DE EXPIAÇÃO PARCIAL

1. Mt. 1:21: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." Neste caso, "seu povo" significa os eleitos, os verdadeiros crentes em Jesus. 
 2. Mt. 20:28: "Bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." A conclusão do calvinista é que Jesus deu a sua vida somente para muitos, isto é, somente para os eleitos.
 3. Mt. 26:28: "Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados". Dizem que Jesus derramou seu sangue só para muitos, não todos. 
4. João 10:15: Jesus disse: "...dou a minha vida pelas ovelhas." Dizem que Jesus só morreu para as ovelhas, quer dizer, só para os eleitos. 
 5. Atos 20:28: "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." Este versículo requer mais estudo depois, mas será que Jesus morreu só para a sua igreja? 
6. Efésios 5:25: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela". 
 7. Hebreus 9:28: "Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." Os calvinistas dizem que Cristo somente tira os pecados dos eleitos. 
8. João 15:13: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." Seus amigos aqui são os eleitos portanto Cristo deu sua vida só por eles.

Estes versículos parecem defender a ideia calvinista que Cristo só morreu para uma classe de gente identificada por varias palavras tais como a igreja, rebanho, ou seus amigos, etc. Será que é assim? Quem defende a expiação limitada aos eleitos usa vários argumentos, portanto é bom examiná-los cuidadosamente. 


OS ARGUMENTOS EM FAVOR DO SACRIFICIO LIMITADO

 1. A Bíblia disse que Cristo morreu para um grupo específico. Eles são chamados: suas ovelhas em João 10:11-15; sua igreja em Atos. 20:28 e Efesios 5:25-27; seu povo em Mateus 1:21; e seus eleitos em Romanos 8:32-35. 
2. Já que os eleitos foram escolhidos desde antes da fundação do mundo, Efésios 1, Cristo não podia ter morrido para todos os humanos. Seria uma perda e falta de previsão na parte de Deus para deixar Jesus morrer para os que não foram escolhidos. 
3. Alguns dizem que Cristo seria um fracasso ou um derrotado se morresse para todos, sem que todos sejam salvos. 
 4. Alguns dizem que Deus não seria justo se deixasse uma pessoa ir para o inferno se Cristo realmente pagasse seus pecados. O condenado não devia pagar o que já foi pago. O tribunal não deixa um réu sofrer duas vezes pelo mesmo crime. Por que o pecador pagaria seus próprios pecados se a expiação fosse feita para ele? 
5. Cristo não orou para todos em João 17, mas somente para os seus escolhidos. É porque não morreu para todos. Já que a intercessão é limitada, também foi limitada a expiação. 6. Alguns creem que a expiação sem limites tende a nos levar à doutrina do universalismo, isto é, que todos serão salvos. 
7. A doutrina da expiação limitada foi ensinada antigamente por Agostinho e depois na Idade Média por alguns eruditos tais como Prosper de Aquitaine, Tomé Bradwardine, e João Staupitz. Alguns dizem que João Calvino não ensinou explicitamente esta doutrina, mas parece que de qualquer modo ele concordou com a ideia em alguns dos seus escritos. E seus sucessores colocaram esta doutrina na Confissão dos reformadores e depois na Confissão Da Fé chamada "Westminster. " 
8. Mesmo que a Bíblia use termos como "todos" e "mundo" em respeito da salvação daqueles para quem Jesus morreu, como, por exemplo, João 3:16, as palavras se referem aos eleitos só. "Todos," quer dizer, todas as classes, sem distinção entre judeu e gentio. "Mundo" significa os eleitos no mundo. "Todo aquele" é interpretado "Todo aquele eleito." Assim os calvinistas creem que Jesus morreu somente para os eleitos. 
 9. Eles são obrigados a "explicar" de uma forma complicada o uso de palavras simples da Bíblia para sustentar sua tese. Isto é contra o bom senso e o uso normal da língua. Em vez de aceitar o sentido natural da palavra, o que é evidente, aceita uma explicação mais complicada e menos provável. Por esta razão muitos deles usam a lógica e argumentos complicados para evitar o que é simples! 


NOTEMOS OS ERROS DESTES ARGUMENTOS

Vamos examinar algumas das passagens que sustentam a doutrina de expiação sem limites: Esta posição é Bíblica e há muitas passagens que sustentam esta interpretação sem usar explicações complexas. . 

 1. Lucas 19:10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Vamos perguntar, "Quem é perdido? É a humanidade inteira, em sua totalidade, ou só os eleitos?" Todos os homens estão perdidos. A mais natural interpretação é que Jesus veio buscar e salvar todos os perdidos. Não diz que todos serão salvos. Se Jesus veio só para os eleitos, então os outros no mundo não são perdidos! Logo se os não escolhidos não são perdidos, então não há necessidade da sua salvação. Neste caso os eleitos seriam os únicos perdidos, e os outros que não vão aceitar a palavra não seriam perdidos! Que doutrina estranha! 

 2. João 1:29 "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." O que quer dizer "mundo" neste versículo? Será que é o "mundo dos eleitos"? Não. É a raça humana no seu estado caído e separado de Deus. Até João Calvino pregava que nesta passagem o mundo é a raça inteira, e não só os eleitos! A expiação é suficiente para tirar o pecado de todos os perdidos no mundo. Jesus é o Cordeiro ou sacrifício para o mundo inteiro. Não há necessidade ou justificação colocar as palavras "dos eleitos" neste versículo. Jesus é o Cordeiro de todos os pecadores. 

 3. João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". É importante observar que este versículo não pode ser separado do contexto em Vs. 14 e 15. Jesus cita o caso em Números 21 onde Moisés levantou uma serpente feita de bronze no campo de Israel para que todo aquele que olhasse para ela seria curado fisicamente de sua picada. Jesus faz uma comparação espiritual entre este incidente e a salvação do pecador. Qualquer pessoa picada pela serpente podia olhar para a serpente de bronze e ser curada. Qualquer pecador que olhar para Jesus será salvo eternamente. Seu sacrifício foi suficiente para todos picados pela serpente, isto é, todos os pecadores. Se um pecador não se salva, a culpa é dele e não por falta do remédio. Não havia limite. Quem olhasse seria curado. Pois a morte de Jesus é suficiente para todos, mas eficiente só para aquele que olhar para Ele. 

 4. João 4:42 "E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo". Será que a mulher e os Samaritanos pensavam que Jesus é "O Salvador do mundo dos escolhidos"?

 5. I Tm. 4:10 "Pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis." Isto é uma clara distinção entre todos os homens e os que creem. O Salvador fez algo para todos os homens, mesmo que não sejam os eleitos. Há provisão para todos os humanos, mas esta provisão é somente eficiente para os crentes. 

 6. Hebreus 2:9 "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos". A palavra "todos" em grego (pantos) é mais bem traduzida "cada" e não "todos", que seria outra palavra (panton). Por que Deus usou pantos (cada um) e não panton (todos)? Porque o singular enfatiza mais a morte de Jesus para cada indivíduo. Cristo morreu para cada indivíduo. 

 7. Rm. 5:6 "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios." Não disse aqui que Cristo morreu para os eleitos no meio de outros ímpios, ou para alguns ímpios. Se alguém é ímpio, então Cristo morreu por ele. Se não morreu por todos, então os não eleitos não podem ser considerados impios. Se fosse assim, somente os eleitos seriam ímpios!

8. Rm. 5:18 "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida." Se a ofensa veio sobre todos, então a graça veio sobre todos também. Nós não temos direito de mudar o sentido da palavra para acomodar um ponto do calvinismo. Se Cristo não morreu por todos os homens, então nem todos os homens são condenados. Se a graça não veio sobre todos os homens, então havia homens que nunca foram condenados. Mas justamente é isto que alguns calvinistas crêem, isto é, que na realidade o escolhido NUNCA FOI PERDIDO! Isto cria mais um problema para alguns calvinistas. Se o eleito nunca foi perdido, por que Jesus viria para buscá-lo e salvá-lo! (Lucas 19:10). A verdade é que Cristo sofreu para todos os homens, mas nem todos recebem a salvação que ele efetuou. A graça veio sobre todos porque todos são condenados, mas somente os que crêem em Jesus são justificados. 

 9. II Co. 5:14-15 "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. " Se todos os homens estão mortos nos seus pecados e ofensas, então Jesus morreu por todos os homens. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus," Ro. 3:23. Todos os homens eleitos ou todos os homens? Podemos ler, "Todos os eleitos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"? Se todos os homens não fossem mortos, Jesus não teria morrido "por todos" mas sim, só para os eleitos. Neste caso os eleitos seriam os únicos mortos espirituais! Se somente os eleitos são mortos espirituais, então os não eleitos não são perdidos! Que absurdo! Mas versículos 14 e 15 dizem que Jesus "morreu por todos". A frase que segue, "os que vivem não vivam mais para si" mostra que alguns são vivificados, ou tem vida eterna, e outros não. São os crentes que não devem viver mais para si, mas para Cristo que morreu por eles. Isto não nega, porém, que morreu também para os demais. 

 10. 1 João 2:2 "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". Quem está incluído nas palavras, "nossos pecados?" Suponhamos que sejam os eleitos. Muito bem. Então, quem é indicado na seguinte frase, "mas também pelos de todo o mundo?" A verdade é que o sacrifício de Jesus para nossos pecados foi não somente para nós que cremos, mas para todos os pecadores. Sua morte é suficiente para salvar qualquer um ou todos. Quando lemos esta passagem de João com naturalidade, sem impor nela nossa interpretação própria ou nossa presunção, entendemos que a propiciação (sacrifício satisfatório) foi feita para todos os homens e não somente para os escolhidos. Simplesmente não dá sentido dizer que Jesus morreu para os pecados dos eleitos, e não somente para eles, mas também para os pecados do mundo dos eleitos! A verdade é que a propiciação ou expiação foi feita para todos os homens. Somente quem crê será salvo. 

 11. Isaias 53:6 "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." Este versículo não faz sentido se a palavra "todos" que descreve os desgarrados não for o mesmo "todos" para os quais o Senhor morreu. O Senhor Deus fez cair sobre Jesus Cristo, "o cordeiro que tira o pecado do mundo" a iniquidade de todos que andavam desgarrados como ovelhas. Se todos erraram, então Cristo morreu por eles. Se não morreu para os não eleitos, então estes não estavam desviados do caminho. 
 12. II Pe.2:1. Pedro disse que Cristo pagou o preço de redenção até para os falsos ensinadores que o negam! "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição". Pedro mostra claramente que o povo para o qual Jesus morreu realmente é perdido. Os perdidos incluem falsos profetas, falsos doutores e hereges. São perdidos e serão julgados porque negam "o Senhor que os resgatou". A palavra "resgatou" é a tradução do grego "agorazo" e é a mesma palavra usada em Mateus 13:44 e 46 onde o homem comprou uma propriedade inteira para receber um grande tesouro! Jesus morreu e comprou de volta tudo que foi perdido no jardim do Éden para salvar os que creem nele. Há distinção entre os para o qual Jesus morreu (todos) e os que serão salvos (os crentes). Portanto Jesus morreu para os não eleitos, até mesmo para os falsos doutores. Cada um leva a sua própria culpa.

 13. João 3:17 "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". João Calvino disse que Deus não quer que os ímpios sejam excessivamente taxados com uma destruição eterna porque Ele apontou seu Filho para ser o Salvador do mundo. A palavra "mundo" foi repetida para que nenhum homem sinta excluído se tão somente cresse em Cristo. Deus claramente fez provisão para todos os humanos. Também há muitas passagens que ensinam que o evangelho deve ser pregado a todas as criaturas, universalmente. Como pode ser verdade se somente alguns tem possibilidade de ser salvos?

 14. Considera o seguinte: Mt. 24:14 disse que o evangelho do reino será pregado ao mundo inteiro como testemunho e depois virá o fim. . Em Mt. 28:19-20 Jesus manda a igreja fazer discípulos em todas as nações, batizar os crentes e ensinar a palavra. Ele mandou a igreja pregar o evangelho a toda criatura, Marcos 16:15. Em At. 1:8 Jesus disse "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria até aos confins da terra". 

Considerando tais passagens, é legítimo perguntar o seguinte: se Cristo morreu somente para os eleitos, como pode ser feita uma oferta de salvação para todas as pessoas sem alguma insinceridade, artificialidade ou desonestidade neste processo? Se Cristo não morreu para todos, não seria um pouco impróprio oferecer a salvação a todos? Alguns irmãos, vendo este problema, chegam a conclusão falsa de que não há oferta de salvação a todas! Dizem que não devemos oferecer Cristo a ninguém ou fazer um apelo aos descrentes! Muitos dos nossos irmãos que pensam assim não pedem a ninguém aceitara evangelho por causa dos excessos emocionais dos outros que pregam uma "salvação fácil e barata." Alguns dos mais radicais creem que uma pessoa pode ser salva sem ouvir o evangelho! São coerentes mas errados. O evangelho é o poder de Deus para a salvação para quem cresse no Senhor Jesus, não para quem sabe defender cinco pontos teológicos inventados por um protestante!/ A verdade é que quem crê que Jesus morreu só para os eleitos não pode dizer a qualquer pecador, com verdadeira convicção e certeza, "Cristo morreu para você."
Como podemos colocar todos os versículos sobre este assunto juntos numa maneira harmoniosa sem contradição? Alguns versículos parecem ser irreconciliáveis com outros. Alguns dizem claramente que Cristo morreu para alguns, mas outros mostram que morreu para todos! É lógico que se Jesus morreu para todos, morreu também para "alguns." Para a doutrina da reconciliação parcial ser comprovada, tem que provar que Jesus morreu SOMENTE para alguns. É verdade que Jesus morreu para as ovelhas, isto é, por muitos (Mt. 26:28). Também morreu para sua igreja, mas isto NÃO nega o fato que morreu para todos os outros crentes também. Não há problema em dizer que Ele morreu para um grupo especificamente, mas cremos que há um problema em negar as claras passagens que dizem que morreu para todos.


TODOS OS CRENTES FAZEM PARTE DA IGREJA?

 At. 20:28 "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". Paulo disse que Deus resgatou sua igreja com seu próprio sangue. Se usarmos a mesma lógica dos calvinistas, chegamos a conclusão que Deus só resgatou a igreja e não a todos os crentes! Por esta razão muitos calvinistas acreditam que a igreja se compõe de todos os crentes. Creem que a igreja não é só do Novo Testamento. Convenientemente acham que o crente não precisa ser batizado para fazer parte da igreja! A igreja é feita de crentes batizados biblicamente e unidos no propósito de obedecer a grande comissão de Cristo. Os crentes do Velho Testamento não fazem parte da igreja neo-testamentária. Os crentes que não andam de acordo com a palavra e que são excluídos da comunhão da sua igreja local também não fazem parte. Os crentes que não são batizados não fazem parte. Jesus morreu para sua igreja, mas não só por ela! Ela é um grupo distinto dos outros na família de Deus. Jesus resgatou com seu sangue todos da sua igreja, mas também todos os outros crentes verdadeiros. Da mesma maneira, posso dizer que a menção de UM grupo para o qual Jesus morreu não indica que não morresse para outros também! O sofrimento e sacrifício de Jesus não pode ser limitado só para os que vão aceitá-lo. Não há limite no seu imenso amor!
Ef. 5:25-27 "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando- a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" . Cristo amou a igreja! O amor de Cristo é limitado à igreja conforme à lógica calvinista.
 Sem dúvida nenhuma, Jesus amou a igreja, e a resgatou com seu próprio sangue, e a si mesmo se entregou por ela. Ele vai purificar a igreja e vai apresentá-la a si mesmo totalmente glorificada e sem defeito. Devemos examinar este assunto mais um pouco. Jesus morreu somente pela igreja? Ou será que morreu por outros salvos que não fazem parte dela? Jesus morreu pelos crentes do Velho Testamento? Eles fazem parte da igreja? Os crentes não batizados estão na igreja? Ser salvo e ser membro da igreja é a mesma coisa? A pessoa excluída da igreja perde a sua salvação? Estas passagens dizem que Jesus resgatou a igreja com seu próprio sangue e se entregou por ela. Este resgate foi parcial, ou inclui todos os eleitos? Ou será que este resgate se refere a uma certa classe de pessoas incluídas no resgate de Cristo? Se usarmos a lógica calvinista da primeira parte deste trabalho, isto é, que Jesus morreu só para seu povo, só para seus amigos, só para muitos, então temos que concluir que só morreu para a igreja também! Isto quer dizer que todos estes termos são sinônimos. Todo o eleito faz parte do "seu povo," dos "seus amigos," dos "muitos," e "a igreja" também!
 Se este for o caso, todos os eleitos, mais cedo ou mais tarde, serão batizados de acordo com a Bíblia, e vão fazer parte da igreja que Jesus fundou e deixou no mundo. Por esta razão muitos calvinistas deixam sua posição sobre a igreja local e acabam aceitando a ideia da igreja invisível, feita de todos os crentes. Eles aceitam a teoria de duas igrejas. Será que todos os crentes fazem parte da igreja Neo-Testamentária? Se Cristo morreu para a igreja, temos que crer que todos os eleitos fazem parte dela? Por que não podemos crer que Ele morreu para a igreja mas também para todos os salvos fora dela? Por que não podemos crer que Ele morreu para todos os salvos (eleitos) mas para os outros perdidos também?


 DEUS AMA TODOS OS HOMENS?

 Incrível que pareça, há alguns que pregam abertamente que Deus não ama sua própria criação. Jesus disse em João 3:16, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" mas muitos calvinistas dizem que este amor é limitado somente aos eleitos. Eu ouvi pessoalmente um pastor dizer numa conferência dos "Batistas de Graça Soberana" que "Deus não ama todos os homens mas odeia alguns." Pregou que Deus, "não odeia só o pecado mas odeia o pecador também," e muitos dos ouvintes disseram, "Amem!" Muitos creem assim mas não falam das suas convicções por falta de coragem. Aceitam uma teologia em que um dos pontos principais é a expiação limitada. Eles argumentam pela logica assim, "Como pode Deus amar os ímpios que estão debaixo da sua ira?" Vamos examinar este assunto agora. Sem dúvida nenhuma Deus é soberano. É o Senhor dos Exércitos. Ele faz o que quer e ninguém tem direito de se opor. Ele é onisciente, onipresente, sempiterno e onipotente mas o maior atributo ou característico de Deus é o seu amor. Em I João 4:8 lemos, "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."
Quando o pecador é salvo, ele nasce do Espirito Santo de Deus. Ele nasce de novo. É regenerado e se torna "participante da natureza divina," 2 Pe 1:4. O crente verdadeiro mostra o amor de Deus aos outros. Jesus disse que o crente é reconhecido pelo amor que mostra aos outros. "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros," João 13:35.
 Há vários tipos de amor, dependendo do relacionamento. Deus tem um amor especial para os seus filhos. Eu amo minha família mais do que os outros, mas amo os outros também. Amo meus amigos mais do que meus inimigos, mas amo estes também. Há muitas passagens na Bíblia que ensinam que devemos amar uns aos outros. O amor é a prova de um crente verdadeiro. Paulo disse em Efe 2:4: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou..." Ro 13:8 "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." Ga 5:13 "Mas servi-vos uns aos outros pelo amor." 2Co 13:11 "E o Deus de amor e de paz será convosco." Deus ama seu povo.João é chamado o Apostle de amor e escreveu estas passagens: 1Jo 4:7 "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." IJo 4:9 "Nisso se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos." 1Jo 4:16 "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." 1Jo 4:20 "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?"/ Estas passagens mostram o amor de Deus para seus filhos, mas será que Deus não ama mais ninguém? Será que Ele somente ama os que são seus filhos? Vamos lembrar o fato que o crente tem a natureza divina porque é uma nova criatura e o amor de Deus está derramado no seu coração. 
 Se o Pai celestial é amor, seus filhos devem estar cheios de amor também. Afinal, eles receberam sua natureza divina e a maior elemento desta natureza é amor. Em 2Pe 1:7, somos admoestados a acrescentar à fé várias virtudes que incluem não só a "caridade," [ágape em Grego] mas também o amor fraternal. O crente tem amor especial para o outro irmão em Cristo!
Mas será que Jesus ensinou seus discípulos que Deus só ama os eleitos? 
Devemos amar somente aqueles que nos amam? Os crentes devem amar só os eleitos? Jesus disse em Mateus 5:43-46: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?" Ora, se eu devo amar os meus inimigos e perseguidores, é porque sou filho de Deus agora e devo demonstrar esta característica da natureza divina. Amamos os inimigos porque somos filhos de Deus! Deus ama os seus inimigos também, até aqueles que Ele sabe que nunca vão aceitá-lo. Deus ama os não eleitos porque Deus é amor. Paulo disse que Cristo "estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Ro 5:6-8. Não devemos crer que Deus só ama os que O amam! A propiciação foi feita pelos pecados dos filhos de Deus, mas também para todos os homens.

 1 João 2:2 "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo."

Todos os direitos pelo autor Steve H. Montgomery Novembro de 2006

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O que os olhos enxergam é do que o enche o coração !

O que os olhos enxergam é do que o enche o coração!


Certo homem coloriu o lado de fora de sua casa cada parede, janelas e portas de cor diferente. Os vizinhos indignados o chamaram para ele dar explicações sobre as cores de sua casa, pois naquela região era costume usar somente branco, todas as casas eram pintadas de branco. 
O homem declarou em alto e bom som para que todos pudessem ouvir. 
- A cor da minha casa não determina quem sou ou o que penso. 
Ela é a parte material do meu lar, se a pintei de diversas cores não é para ofender ou agredir a ninguém. Ela é só um amontoado de pedras e madeiras.
 Agora! O meu lar, prefiro a alegria das cores. Não aceito regras mal estabelecidas e de conceitos radicas, mesmo correndo o risco de represarias e preconceitos por ser ousar ser alegre, cores são alegria. Deus fez mundo a observar de milhares de cores. Alegria gera contentamento, que gera satisfação, satisfação gera preenchimento, e não há espaço nada mais se instala, prefiro que meu coração seja cheio de alegria, não dou espaço para coisas frias e neutras se instale no meu lar. 
O que os olhos enxergam é do que o enche o coração!
Do que seus corações estão se enchendo? Pense nisso. Como ornamentamos nosso lar?
Será que a casa em que vivemos está realmente fazendo o papel de lar ou simplesmente é uma fachada para que outros acreditem na nossa existência como família. Tudo parece limpo e organizado, aparência nem sempre revela a situação real das coisas. Ao ditar uso e costumes estamos indo contra a liberdade individual aprisionando o livre abri til. Jesus nos revela: Conhecei a verdade e a verdade os libertara. João 8:23.
Devemos ser sensatos, sóbrios e temente a Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12.
Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Mateus 7:1-2.
A alegria de nosso irmão deve ser motivo de alegria em nosso coração. Por que nossa felicidade não será completa se ao nosso redor houver um irmão caído e debilitado.
 Se somos um com Cristo e Cristo um com todos a serenidade de compreender as diferenças nos trona pessoas melhores e participantes da comunhão do corpo de Cristo. 


Amém.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Vocês falam muito...

    Vocês falam muito, Deus está cansando de toda essa conversa.
    Mas vocês ainda perguntam?
    - Como foi que fizemos Deus ficar cansado?
Cansai ao Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o casamos?
Nisto que dizeis:
    Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada.
Ou então vocês perguntam:
Onde está o Deus do juízo?/ Malaquias 2:17.
  O Deus Todo-poderoso diz:
 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: 
Que temos falado contra ti?
Vós tendes dito:
Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?
Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.
    Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome.
    E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
    Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:13-18.
    Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.
E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos.
    Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
    Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
 E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4.


    O profeta Malaquias  se apresentava como porta voz de Deus em uma época  mais decisivas da historia . A terra tivera muitos profetas, mas o ambiente cultural  que cercava  o profeta não trazia as marcas da obra realizadas  por aqueles homens.
    Os sacerdotes eram corruptos, e o povo, salvo algumas exceções, não era melhor. Deus , porem, ainda governava de seu trono. Era Pai , o Senhor , o grande Rei, o príncipe Celestial, o doador das alianças e dos mandamentos. Como Deus do juízo, ele havia causado a desolação de Edom. Sua maldição cairia sobre os sacerdotes desleais e sobre os que o haviam roubado.
O juízo seria repentino. 
    O dia do Senhor consumiria os maus. Entretanto, como Deus da graça,  abençoaria o remanescente fiel, visto que uma  historia de graça respaldava seu amor  a Jacó, sua aliança com Levi, sua paciência para com os filhos de Jacó. Seu oferecimento aos que não haviam sido mordomos fieis. O livro da vida, o nascimento do Sol da Justiça e a prometida vinda de Elias. O dia de destruição para os iníquos. Contudo podem ler-se nas entrelinhas  as seguinte palavras:


Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33.11.

Amém.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O que você fará de Jesus Cristo?

O que você fará de Jesus Cristo? 


158 - Que Farás de Jesus Cristo? 

 Diante de Pilatos está Jesus, Por todos deixado em aflição, 
 O qual pergunta à multidão… -”
Que farei de Jesus Cristo? “
Que farás de Jesus Cristo? 
Responde, hoje, sim ;
Diria um dia ao vê-Lo: 
“Que fará Ele de mim?
 Em julgamento ainda está.
 O Nazareno em aflição,
 E se repete a pergunta, então:
-”Que farei de Jesus Cristo?”
Será julgado Jesus por ti, 
Ou recebido com gratidão?
 E, mui alegre, dirás, então
:-”Aceito a Jesus Cristo!”

Lindo corinhos da Harpa Cristão! Hoje nossa meditação não é sobre o corinhos, embora este seja tema de muitas meditação tamanho é sua mensagem, meditaremos, sobre nossas escolhas.

 Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado. Mateus 27:22. 

Quando não se sabe o caminho, isto significa que se esta perdido. Exemplo alguém está perdido em uma mata e encontra uma bifurcação com duas trilhas, como saber qual caminho seguir se desconhece a trilha certa a seguir. 
Você tal vez arisca-se a sorte e adentraria por qualquer um dos caminhos, dê repente, quem sabe, este seria o caminho certo. 
Cuidado,  especialista alertam que muitas pessoas se perdem e outras até morrem em matas e floresta bem pequenas por não estarem informadas e preparadas para tal empreitada. Um simples passeio, por não ser planejado pode se tornar um pesadelo.
O mesmo acontece com a nossa vida, se não estamos preparado, tenha certeza, a jornada não cera nada agradável. 
Jesus está a sua porta e bate. O que você vai fazer? 
Não se esqueça de que sua vida dependendo desta decisão. Sim, porque a palavra de Deus nos revela e nos dá direção.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:16-18.

O caminho da existência depende exclusivamente de nossas decisões. Decisões erradas certamente levam a lugares indesejáveis e hostis, ou até mesmo a morte. 
O que você fará de Jesus Cristo? 
Visto, que não pode alegar desconhecimento, Jesus não juga a ninguém, se bem que juga, não é para o mal, o desejo dele é o do Deus Pai, que todo sejam salvos, Para isto ele veio ao mundo para remir, salvar e dar vida a todos que no Pai crer e aceitar a verdade e a luz. 
Jesus, o caminho a verdade é a vida.

 Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. 
Vês aqui hoje te têm proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Deuteronômio 30:14:14.

 Abra a porta do teu coração e receba o Senhor Jesus como seu único Senhor e salvador. Desfrute da Luz, da paz e consolações que só se encontra no amor de Jesus Cristo, que pela Graça de Deus Pai nos revela o verdadeiro caminho.

 Amém.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Siga-me

Disse Jesus: siga-me.

 “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas. 9.23
 Na época em que Jesus proferiu estas palavras, cruz era sinônimo de morte. Ela marcava o fim da vida de uma pessoa. Era o conhecido método de execução da pena de morte dos romanos. Quando alguém era condenado à morte, era na cruz que a pena era executada. Os romanos ordenavam que a pessoa tomasse a própria cruz e a carregasse até o local da execução.
/ Os discípulos que estavam ouvindo estas palavras entenderam claramente que Jesus falava sobre morte. Eles compreenderam que Ele estava dizendo que quem quisesse segui-lo deveria ter disposição de morrer. Quanto a isso certamente não houve dúvida.

 I – Se alguém quiser- Isto fala de uma escolha pesoal; Nem seu pastor pode decidir por você, nem seu pai, nem sua esposa, nem mesmo Deus pode decidir isto por você, esta é uma opção exclusivamente sua, e você deve escolher: seguir o mestre ou não, ser seu discípulo ou não!

 II – Negue-se a si mesmo- Para ser um genuíno discípulo é preciso haver muita renúncia. Na prática significa que dia a dia temos que dizer não para nós mesmos. Nossos desejos pessoais que desagradam a Deus deverão ser pregados numa cruz. Nossos impulsos de ira, de vingança, de nervosismo deverão ser pregados na cruz dia a dia. Os pedidos que nossa natureza nos faz deverão ser crucificados. Vontades muitas vezes que aparentemente não são maléficas, Deus pede que sejam pregadas na cruz. Aqueles momentos em que ficamos chateados porque as coisas não aconteceram como queríamos, devem ser pregados na cruz. O fato é que ao contrário de abrir mão de nossos desejos, nós tentamos nos convencer de que eles não são maus e que eles não nos afastarão de Deus.

 III – Tome a sua cruz – O fator intrigante nas palavras de Jesus é que a pessoa que tomava sua cruz no método romano fazia isso somente uma vez. Ela tomava sua cruz, caminhava até o local da crucificação, ali ela era pregada e deixada exposta até a morte. Quando a pessoa demorava a morrer, soldados romanos lhe quebravam as pernas, a fim de que morresse mais rápido. Jesus, porém falou de tomar a cruz dia a dia. Ele não estava falando sobre morrer uma vez só, como acontecia na prática romana./ Aqui ele está falando de morrer mais de uma vez./ Como pode ser isso? Como alguém pode morrer dia a dia? A morte não é de uma vez por todas? A resposta é que, no método romano a morte era física e Jesus está falando aqui da morte da natureza pecaminosa. Jesus está dizendo que segui-lo significa estar disposto a levar à morte (cruz a natureza pecaminosa todo dia).

 IV – Siga-me – Não adianta você querer, não adianta você renunciar, não adianta você morrer para o seu eu, se você verdadeiramente não o seguir. Seguir ao Senhor é fazer o que Ele quer, quando quiser e da forma que ele quiser. Quando Jesus disse: Siga-me, Ele quis dizer: Venha atrás de mim, não vá à minha frente. Para que vocês entendam isto, no exército de Israel é proibido aos comandantes dizer: Vão! Como que mandando alguém para a peleja, pois a palavra que se usa é Venham! Pois os discípulos (soldados) sempre “virão” atrás de seu líder (comandante).
 Não queira ensinar a Deus o que fazer. Caminhe junto ao Senhor, confie o seu coração nas mãos do Pai. “Estejamos dispostos a abrir mão de nossos desejos pessoais”. O caminho da vida significa a crucificação diária da natureza pecaminosa. Dia a dia tome a sua cruz e siga a Jesus!
 Pense: Existem vontades que precisam morrer em sua vida? Você está disposto a abrir mão de algo muito importante por amor a Cristo? Você quer realmente segui-lo?

 Um abraço, Pr. Hélcio Martins.

 Fonte: http://www.batistajesuseavida.com.br

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Alegrai-vos no Senhor



 Alegrai-vos sempre no Senhor.
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:31-32
Isto quer disser que, uma vez que Deus pagou o infinito preço,  seu filho por  você e eu, não é certo que ele cuidará em prover o que precisamos.
Então o escritor de o Romanos continua dizendo o que nos separa do amor de Jesus Cristo? 
Será a tribulação, ou a angústia a perseguição, ou a fome, ou a nudez.
Ou o perigo ou a espada (Assassinato).
Olha todo as essas coisas são difíceis! 
Como esta escrito. Somos entregues a morte todos os dias Romanos 8:35-36
O próprio Jesus era um homem experimento nas dores, rejeitados por muitos que não criam que ele era o messias, ele era constantemente ameaçado de ser apedrejado e morto, mas nunca deixou se abater pelo contrario sempre esteve disposto pronto  por amor  ajudar, curar, e alimentar todos que o buscavam, é  a ele quem devemos seguir..
 Jesus Participava das festas, sentava a mesa com todo tipo de pessoa, falava com todos, era alegre, e transmitia alegria, e vivia alegre ao ponto de ser chamado de beberrão. Porém ele era sem pecado.
Quem dentre vós me convence de pecado? João 8:46.
 
Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. Lucas 7:34.
Jesus sabia para que veio ao mundo e por que, sua missão de sacrifício e entrega não o impedia de ser alegre pelo contrario pelo era feliz por cumprir os designo de Deus.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. João 15:9-11.

 
Alegria no Senhor é uma das características dos salvos. O amor de Deus  alenta a alma e com unção de contatamento prenhe nosso coração.
E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.

E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.
E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. Joel 2:23.
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. Salmos 20:7.
 
 
O apostolo Paulo diz Contristado, mas alegres!
Paulo, falou sobre um sofrimento que lhe atormentava, uma dor constante, além disto as igrejas estavam dando muito trabalho a ele, ele estava cansado e chegou a pedir a Deus que o leva-se. Porém, aceitou com alegria a tarefa que Deus lhe encarregará, continuar a pregar o evangelho.
 Regozija-vos no Senhor, sempre no Senhor regozija-vos. Fp. 4:4.

Acho que o Apóstolo Paulo estava sempre chorando e alegre. Chorando de dor e alegre em Cristo Jesus.
Como ele poderia não estar chorando, Ele estava sempre sendo espancado. A sua costa deveria se parecer com um pedaço de geleia, na maior parte do tempo.
Por que ele recebeu cinco vezes, trinta e nove chibatadas nas suas costas. 2 Cor.11:24 que cicatrizaram em todo tipo de forma.
Esse homem que viveu com um espinho na carne, que sofreu dois naufrágios, que foi espancado, apedrejado, lançado no abismo, e viveu vários anos em prisões.
Diz: Alegrai-vos no Senhor!
E continua dizendo, sempre alegrai-vos no Senhor.
A Nossa alegria é Cristo.
Por que, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? 
Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? 1 Tessalonicenses 2:19
Está  é nossa alegria seguir a Jesus Cristo, e servir a Deus. Não somos os únicos que sofrem:
Jó, José, Jeremias, Daniel, Davi e muitos outros homens de Deus sofreram, mas continuaram a crer que Deus é bom. E que através das suas misericórdias e consolações quer o melhor para todos os seus filhos.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6
Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,
O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
Ao qual seja dada glória para todo o sempre.Amém. Gálatas 1:3-5.
Alegrai-vos no Senhor.
Amém.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Os pioneiros e o reteté

Os pioneiros e o reteté

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Sempre que tenho a oportunidade de dialogar com pastores veteranos das Assembleias de Deus, especialmente aqueles que tiveram a experiência da conversão antes da década de 1970, é quase unânime a classificação do chamado "reteté" como "meninice".

Na década passada conversei bastante com o pastor Miguel Saraiva, ordenado ao ministério nos anos de 1960 no interior do Maranhão, e falecido aos 97 anos a poucos meses atrás. O reverendo dizia pra mim que a pregação não demandava gritaria. Várias vezes pude escutá-lo pregar, mas sempre sereno. A única vez que o ouvi falar em línguas ao microfone não durou mais do que alguns segundos. Ele levava 1 Coríntios 14 muito a sério. Miguel teve como professor outro pioneiro: Estevam Ângelo de Souza.

Hoje os histéricos querem transformar o culto em um hospício e dizem ainda que seguem os passos dos pioneiros. Na verdade, esses meninos na fé e no entendimento são frutos de dois congressos modistas: os GMUH e a ADHONEP. Ambos os eventos dessas entidades em muito jogaram laranjas podres na cesta do pentecostalismo brasileiro. Se tivessem aprendido com Gunnar Vingren, Estevam Ângelo de Souza, Alcebíades Pereira de Vasconcelos, Donald Gee, Orlando Boyer etc. jamais agiriam com palhaçada, indecência e desordem.

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NEM SEMPRE É POSSÍVEL DISTINGUIR O VERDADEIRO E O FALSO MINISTÉRIO

João Calvino escreveu:
Os genuínos servos de Deus nem sempre se distinguem devidamente dos falsos obreiros, porque os pontos bons e maus são encobertos pelo manto da noite; todavia, essa noite não durará para sempre. Porque a ambição é cega, a generosidade humana é cega, o aplauso do mundo é cego, porém Deus um dia dissipará essas trevas, a seu próprio tempo.

Como não concordar com o reformador francês? Nem sempre é possível discernir o verdadeiro do falso, o joio do trigo, o homem de Deus do homem orgulhoso. Muita coisa hoje é oculta, nublada, escondida, mas o Dia do Senhor virá e toda obra passará pelo teste do fogo. Vamos pensar sempre: O meu edifício sobreviverá como sólida edificação ou virará pó? Estou construindo uma obra para reflexo na eternidade ou para mera satisfação da minha vaidade? Estou vivendo para a glória de Deus ou para o louvor dos homens?

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O QUE SIGNIFICA SER "CHEIO DO ESPÍRITO"?

Biblicamente, especialmente nas epístolas paulinas, ser cheio do Espírito é ter o coração transformado e moldado ao caráter de Cristo. Billy Graham dizia que ser cheio do Espírito Santo não é "uma questão de haver mais dEle, como se a sua obra em nós fosse quantitativa. Não se trata de quanto do Espírito nós temos, mas quanto o Espírito tem de nós... À medida que entendemos cada vez mais a liderança de Cristo, nós nos entregamos e cedemos cada vez mais a Ele. Assim, ao buscar a plenitude do Espírito, recebemos e desfrutamos do seu preenchimento e da sua plenitude, cada vez mais."

Agora, a plenitude do Espírito também envolve a capacitação sobrenatural para testemunhar de Cristo neste mundo, como vemos nos escritos de Lucas. É uma capacitação que não vem do nosso próprio esforço, mas é recebido como um carisma do Espírito. Não é só a salvação e a santificação que recebemos pela graça, mas a própria capacidade de realizar grandes obras para o Reino. Deus nos dá dons, sejam visíveis ou não, mas o Senhor sempre capacita a Sua Igreja.

Portanto, ser cheio do Espírito é o caráter moldado e o poder do alto para testemunho eficaz. Uma coisa não anda saudavelmente sem a outra. Não se mede o enchimento do Espírito, especialmente pelo barulho ou movimentos corporais, pois quem assim pensa está reduzindo terrivelmente a obra do Espírito.

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HOUVE AVIVAMENTO EM AZUSA?

Recentemente eu estava numa livraria evangélica quando me deparei com mais um novo livro estrangeiro sobre a história dos avivamentos. Pensei em comprá-lo, mas antes conferi o índice. O autor contaria história de diversos avivamentos em todo o mundo, mas simplesmente ignorou o Avivamento da Rua Azusa. Seja ignorância ou preconceito antipentecostal, aquele teólogo falhou ao jogar fora um dos maiores avivamentos da Igreja moderna. Em Azusa tivemos todos os elementos de um verdadeiro avivamento: arrependimento de pecados, inúmeras conversões, impulso missionário, paixão pelas Escrituras e transformação social, pois naquela casa de Los Angeles não havia distinção de homens em raça ou classe social. E também houve exageros emocionais, algo igualmente comum em todos os grandes avivamentos. Ainda que Azusa seja esquecida pelos historiadores cristãos, vejam vocês, a sua influência continua e continuará a marcar a Igreja Cristã contemporânea.

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A ORAÇÃO MOVE O BRAÇO DE DEUS?

Deus é soberano, portanto não manipulável. Em Isaías 38 lemos como a oração do rei Ezequias transformou o monarca em um homem mais quebrantado. A oração não guia a Deus. É Ele quem nos guia por meio da oração. A oração não transforma o coração de Deus. É Deus quem transforma nosso coração por meio da oração. Ou como disse Søren Kierkegaard (1813 —1855): "A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora."
Fonte: http://www.teologiapentecostal.com/2016/02/o-pioneiros-e-o-retete.html