Deus está no controle de todas as coisas.
A esperança e sonhos nascem no coração do homem, porém Deus é quem determina seus desígnios.
O escritor dos Provérbios relata que a sabedoria começa em Deus; sua situação básica é dada por sentada por todo o livro. Os sábios e os justos se colocam em um mesmo nível. Trata-se dos que confiam em Deus, que o conhecem, que refletem esta confiança e este conhecimento mediante sua conduta reta e amorosa para com seus semelhantes, de acordo com princípios divinamente aprovados.
O bom e o mau estão vinculados com a recompensa e com o castigo, uma vez que Deus incorpora em si o amor e a justiça, de modo que deve promover o bem e evitar o mal.
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra.
Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções.
Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. Provérbios 16:1-3.
Deus quer que todos sejam abençoado e abençoadores, nada ou ninguém e capaz de refletir o amor incondicional de Deus e suas misericórdias, queremos, mais não podemos, desejamos, mais não somos capaz. Por que Deus somente Deus é santo.
Somos homens naturais, servidores de nossos corpos carnais, e santidade só é alcançada por meio do Espírito Santo, quando habitado em nos. O aposto Paulo no livro de Romanos 7:17.
Revela que somos dominado pelo pecado que habita em nos. (Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço).
Que tem estes versículos em comum? Esclarece-nos que precisamos da governança
Soberana de Deus, necessitamos da sua misericórdias e perdão, carecemos da interversão divina em nossa vida.
Deus é bom e justo, ele sabe do precisamos, e trabalha a nosso favor o tempo todo. Nós atropelamos tudo, transformando a vida em um amontoado de encrencas. Nossa dignidade tem a altura de um verme, vivemos na mentira e falsidade, enganamos nossos irmãos, queremos nos dar bem em cima dos outros.
Todo empenho e esforço são nulos em qualquer empreitada, se o Senhor não estiver no centro da obra. Ler Salmos 107.
Votamos nosso olhar para o céus, levantemos as mãos calmando misericórdia a Deus, reconhecendo que precisamos de seus favores.
Amém.
D
EZ MOTIVOS PARA LER A BÍBLIA
1. Deus é bom.
– Deus está no controle de todas as coisas, nada absolutamente nada aconteceu sem seu conhecimento e consentimento. Gênesis 1.
2. Deus o criador.
– Deus provedor e criador de todas as coisas. A vida como dadiva e graça de Deus. Na criação do homem, a graça de Deus é representada como concedendo ao homem a imagem do próprio Deus. Gênesis 1.
3. O pecado original.
A queda do homem. – O Paraíso, era onde Deus colocou o homem para viver. Deus cuidava e o sustentava, de nada faltava ao homem, Deus provia tudo para sobrevivência do homem. Deus pediu ao homem apenas obediência uma simples ordenança, o homem desobedeceu a Deus e sofreu as consequências de tal ato. (Deus expulsou o homem do Paraíso). Gênesis 1.
4. A queda do homem.
O homem habita à terra. — Depois que o homem foi expulso do paraíso, teve de arar à terra para seu sustento e sobrevivência, como tempo o homem distanciou-se de Deus. O homem como senhor do seu próprio destino, vivendo desgarrado e dominado pela selvageria e instintos mórbidos. Gênesis 3.
5. Deus revelado ao homem.
— Deus se reverá ao homem caído em poder e glória, afirma seu plano de salvação para o homem, abençoando um homem de fé (Abraão). Não porque ele seja digno, e, sim, porque Deus é misericordioso. Garantindo que fara dele uma grande nação. Deus demostra profunda misericórdia. O homem recebendo favores muito maiores que os merece. Gênesis 12.
6. O povo de Deus.
– A saga da nação Israelita. Erguida da descendência de Abraão, povo escolhido por Deus para abençoar o mundo e levar a mensagem de salvação e reconcilio com o único Deus vivo e Santo. . Gênesis 46.
7. Salvação.
– Todos carecem de redenção, (todos pecaram e estão discutidos da glória de Deus. (Romanos 3:23). Sangue de animais e ofertas suntuosa em dinheiro não perdoa pecado. Somente Deus pode perdoar pecados. O filho de Deus (Jesus), o verdadeiro cordeiro santo, o sacrifício aceitável, seu sangue tem poder. O Messias profetizado e firmado em Espírito e Verdade. Isaías capítulo 53. Quem crer e for batizado, será salvo. Marcos 16:16
8. O destino do salvo.
– Jesus afirma: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:2-3.
9. Conforto e esperança.
- A promessa de salvação, e vinda do consolador. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós..João 14:16-17.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:23-26.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. João 16:13-15.
10. O fim de toda as coisas.
– Os remidos do Senhor e o destinos das almas. E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1 Pedro 4:7.
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipses 1:5-8.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipses 22:12-14.
Em quem eu devo Confiar.
Todo adulto deve ser responsável por seus atos e pelas consequências das suas atitudes. A escolha do caminho a se seguir e relevante e determinante, porque essa escolha deve levar nos ao objetivo de nossa vida e determinar nosso futuro.
Podemos ouvir a voz do mundo com seus jargões e conselhos genéricos, superficiais que nada acrescentam na nossa vida. Podemos ouvir a voz da razão humana centralizada no egoísmo e justificar todos nossos atos em pro da sobrevivência. Ou ouvir a voz de Deus, que assombra com suas palavras de amor.
O mundo divulga a ideia que não devemos confiar em ninguém, que todos estão tentando nos derrubar. Essa ideia de conspiração e maligna, destrutiva e mentirosa.
O mundo não é um mar de rosa pra ninguém, eu concordo, e digo mais está mais para mar de espetinhos. E daí! Quem disse que tudo tem que ser perfeito e girar como um relógio suíço. Ninguém tem o controle total sobre nada, toda existência está sujeita a erros e sujeito as consequências desses erros.
Só há um perfeito, e esse é Deus, glorioso, majestoso e esterno. Deus é amor, tudo nele resplandece e flui amor. A sua linguagem é amor verdadeiro e incondicional.
Eu sei que é difícil assimilar e entender esse amor com o estomago grudado nas costas de fome, desabrigado, doente e solitário.
Creia, em meio a todas estas situações desfavoráveis ele está presente o seu agir e constante e verdadeiro.
Como?
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos porque as ... “Há bondade no Senhor, sem fim, misericórdia que não acaba!
Mesmo que a misericórdia de Deus fosse muito grande, mas ela tivesse um fim então já teríamos sido consumidos, mas ela não tem fim, renova-se a cada manhã.
O amor do SENHOR Deus não se acaba,
e a sua bondade não tem fim.
Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs;
e como é grande fidelidade do SENHOR!
Lamentações 3:23.
E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:
Deuteronômios 28.
Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. Provérbios 16:3.
Amém.
Ler a bíblia sagrada.
A palavra de Deus e suas revelações são maravilhosas. Que tamanho privilegio ser participante, conhecedor da mente e os pensamentos do criador dos céus e da terra e tudo que existe ou virá a existir.
Assombroso o juízo, o fim reservado para todos. E que quão grande Amor revelado e manifestado nas suas infinitas misericórdias.
Que Deus poderoso! Que senhor é este que esquece as ofensas e traições das suas criaturas? Que usa infinita soberania e poder para perdoar e abençoar servos maus, que incessantemente duvida do seu amor e zelo. Justiça divina que faz o sol brilhar todos os dias sobre a cabeça de todos, que não faz separação ou acepção de pessoa.
Todos são suas criaturas, obras de suas próprias mãos, nem um é desprezado, todos são importantes e de grande valor para ele.
Um Deus forte e poderoso, que tem tudo sobre controle e trabalha o tempo todo, todo o tempo em prol das suas criaturas. Deus vivo e verdadeiro, presente e atuador, gerador de esperança e de reconcilio.
Todos aos seus atos são misericordiosos, suas atitudes são clementes e amorosas, sua mensagem liberdade. Justo e Fiel, esse e o nosso Deus apresentado na bíblia.
Somos dependentes dos seus favores, precisamos da sua luz, sedentos de suas águas.
A luz de Deus é tão intensa que faz sumir toda sombra e ruga, a presença de Deus nos ilumina por dentro e faz nosso rosto resplandecer pela graça de Deus, transforma nosso modo de viver em testemunhando de amor e alegria.
Deus é amor constante e invariável, o mesmo amor que o levou a criar a terra e o homem está presente hoje e pra sempre em tudo. Tudo que Deus criou viu que era bom.
A mensagem da bíblia é tremendamente gloriosa, Deus apresentado como criador e Pai celestial, o Senhor das luzes, poderoso em poder e glória, capaz de mudar historias e morte em vida, transformando a distância e o abismo criado pelo pecado em nada. Redimindo e perdoando por amor. Amor tão Grande que não hesitou em sacrificar o seu unigênito filho. Sacrifício dolorido e sofredor, morte na cruz. A bíblia fala de crucificação e ressurreição. De igreja, da noiva do Senhor.
A mensagem da bíblia é linda, maravilhosa, Deus revelando e revelado ao homem seus desígnios, fundamentos e propósitos.
Em Cantares capítulos 1 e 2 contém a descrição aceitável e harmoniosas entre a igreja e Deus. Uma relação de amor, uma entrega total e deliberadamente alegre e cheia de gozo.
Amém.