Isto significa vida eterna: Que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro a e daquele que enviaste, Jesus Cristo. João 17:3

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Solidão?



Hoje vamos meditar sobre tristeza , alegria e comunhão com ênfase na solidão porque é do que mais as pessoas se queixam . 
Mesmo morando em cidades populosas, morando com familiares e participando de grupos religiosos ou culturais. Porque tem pessoas que se sente só, rodeadas por outras pessoas? 
Solidão segundo o dicionário: Estado de quem se acha ou vive só. 
 Poderíamos começar lá pelo inicio quando Deus criou a formou a terra e criou o homem e depois a mulher e constituiu a família Gn. 2:18. O casal era visitado por Deus todos os dias à viração do dia. Então eles não estavam sozinhos, pois tinham comunhão com Deus todos os dias e tudo o que eles precisavam Deus fornecia.
 Eva a mulher não estava satisfeita, pois mesmo instruída por Deus para não comer da árvore do conhecimento Gn. 2:17, deu ouvidos a serpente Gn. 3:1-7 , desobedeceu a Deus pois se sentia só e pensou que talvez o conhecimento da ciência e do bem e do mal poderia livrá-la daquele sentimento. Talvez houvesse algo a mais no conhecimento que poderia remover a solidão do seu peito. 
O pecado já estava estabelecido no coração de Eva, a desobediência. E com o pecado vem a culpa e com a culpa o remoço que se manifesta de varias maneira na pessoa. 
Não estou justificando o pecado ou afirmando que Eva deu ouvida a serpente por que se sentia solitária, estou imaginando o que poderia levá-la desobedecer, talvez a solidão? 
O fato e que Eva estava procurando preencher algo na sua vida. E infelizmente foi procurar no lugar errado. Pois não vejo outro motivo para Deus colocar inimizade entre a mulher e a serpente e colocou a mulher submissa ao homem. Gn 3:15-17. Bom isto já outro assunto, voltemos ao tema solidão. 
Quando a serpente encontrou Eva ela estava só, seu companheiro Adão não estava presente. Eva estava claramente desorientada e confusa. As pessoas quando estão no estado de solidão entram em estado de isolamento, depois vem a dor inexplicável, a depressão e em seguida fazem coisas das quais se arrependem depois. 
Este é nosso primeiro exemplo de solidão, há vários outro na bíblia; 
Noé Depois de passar pelo dilúvio plantou uma vinha e bebeu vinho, e embebedou-se. Gn.9:20. Abrão se sentia desconfortável perto do seu pai. Quando Deus o chamou e lhe fez promessas. E depois quando sua esposa não podia lhe dar filhos.Gn. 12:1-2. 
 José no poço Gn.37:24.e depois na prisão no Egito. Absolutamente sozinho. 
 Moisés no Egito. Adotado pela filha do faraó se sentia incomodado e solitário em meio aos egípcios. 
Davi escreveu os salmos falando praticamente de solidão. 
Davi em seus Salmos descreve solidão, mais do que ninguém sente os efeito de tal sentimento: Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. Salmos 25:16. 
Há muitos exemplos de pessoas que deixam a solidão envolver suas almas e mente e os coloca em estado de desvio das orientações do Senhor. E outros que demonstra que a solidão também pode ser uma escolha. 
Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Eclesiastes 4:8. 
 O principio da sabedoria é temer o Senhor. E isto é vida para quem obedece aos seus mandamentos, mesmo que no final fique apenas você e Deus. 
 Há benção e bem aventuranças na companhia de Deus. Jesus sentiu na carne todos os tipos de solidão, porem nunca desobedeceu a Deus. Mesmo nas situações extremas. mesmo na solidão, adora a Deus e o exaltava. 
E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. Marcos 14:32-36.  
Jesus fora preso, seus discípulos fugiram, o abandonaram. Judas a quem ele confiara a bolsa lhe traiu por dinheiro, Pedro o negou por três vezes. 
Jesus o Senhor da vida, a manifestação do amor de Deus aos homens, o filho do qual Deus se compaz. 
Só, absolutamente só. 
Os seus discípulos fugiram aterrorizados com o que poderia acontecer com suas vidas. As pessoas as quais ele havia curado temiam mais os lideres religiosos da comunidade hebraica e a repressão por parte dos sacerdotes e o que eles podiam fazer, do que o Deus que Jesus lhe apresentara. Um Deus Justo, bom, amoroso e misericordioso. 
Eles temiam o Deus de Abraão o Deus de seus pais. Um Deus vingativo, radicalmente irretroativo nos conceitos e costumes, um Deus separatista e seletivo. 
Uma sociedade governada pela opressão, onde os pobres e deficientes físicos eram considerados amaldiçoados e impedidos de frequentar os templos. As mulheres que assistiam o ministério de Jesus com seus bens não podia se pronunciar, até hoje as mulher do Oriente Médio não possuem voz ativa e direitos sociais imaginem naquela época. 
 Jesus está só diante de Roma que significa o mundo e só diante de Israel, o povo de Deus. Como equalizar, Jesus o Messias sendo julgado pelo povo ao qual traz a salvação. Condenado pelo povo Santo (O povo separado por Deus). E pelos pecadores (Os ímpios). O povo que não crê em Deus. Quanta solidão, sem amigos, longe de parentes. Preso sem saber o que está acontecendo com a cabeça coberta com um saco recebe agressões, violento socos mesmo sem reação continua a receber socos, o sangue escorre pelo pescoço. Ele continua calado, retiram o saco que expõem um rosto desfigurado pelos hematomas e sangue. 
E na solidão daquele momento tem breve lembranças de tudo que havia vivido, interrompidas por socos, pontapés, tapas e cuspidas. Os socos, os tapas, pontapés e cuspidas não dói tanto quanto a solidão. 
Como o criador do universo permite que suas criaturas o torturem como racionalizar um Deus deixar-se ser humilhado. Um Deus escolher a solidão do silencio diante de todo o cosmo, criação de suas próprias mãos, porque se sujeitar a odiosas criaturas, pessoas sem coração ou piedade? As torturas continuam mesmo ele calado, mudo quase desfalecido de dor. Chicotadas e mais chicotadas em um corpo todo moído. Ele continua em silencio nenhum gemido, segue calado. Vários julgamentos arranjados, testemunhas falsas e leis desrespeitadas. A condenação estabelecida morte por crucificação. 
Não bastassem todas as ofensas, agressões e humilhação queriam mais, desejam sua morte. Jesus estava só perante o veredicto de morte. Continuou calado seu destino o estava traçado a cruz o esperava. Abraço-a como quem abraça uma causa. Pesada cruz. 
Solidão, naquele momento ali com a cruz sobre o ombro o filho do homem estava absolutamente só. Deus o seu próprio pai, o pai amando, o abandonou deixou-o entregue a seus carrascos. Ele Jesus condenado como transgressor e merecedor de morte (O povo o declarou culpado). Naquele momento ele recebeu sobre si o peso de nossos pecados.
 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Isaías 53:3-6. 
Bem antes da fundação do mundo Jesus sabia tudo o que lhe sobrevinha quando ele encarna-se como homem para a remissão dos pecados do homem. 
Condenado e amaldiçoado sim, maldito seja todo aquele que é crucificado. Não há como Deus intervir ou auxiliar ou estar perto do pecado. No momento que Jesus foi condenado Deus retirou sua Santa presença. Tanto que Jesus gritou: Deus meu, porque me abandonastes. Mateus 27:46. Jesus que sempre foi um com o Pai. João 10:30, agora se encontra só. Apenas a cruz os cravos e a dor. 
Deus não o abandono é impossível Deus permanecer perto do pecado, não que Jesus tenha pecado, mas naquele momento o Santo de Deus carregava o pegado do mundo nas costa. E por mais cruel que possa parecer Jesus estava completamente só , e só morreu. Entregou seu espírito e morreu. 
 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisa duras fomos sarados. Isaías 53:3.
 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:11-2.  
Jesus Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 1 Coríntios 15:3. Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 1 Coríntios. 15:20. 
Eva poderia ter procurado Deus e lhe falado de como se sentia. Preferiu procura ajuda em outro lugar, deu ouvidos a serpente. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1coríntios 15:33. 
Noé procurou resolver sua solidão se embebedando. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18.
 Abraão, mesmo Deus fazendo-lhe promessas sentia – só, procurou resolver seu problema de solidão com a geração de um filho com uma escrava. Resultado conflitos em sua casa. 
Moises sentindo se só, desorientado e confuso assassinou um egípcio e fugiu. 
Davi, o homem segundo o coração de Deus. Atos 13:12. Talvez seja o homem de Deus que mais tenha sentido solidão. Seja quando jovem só cuidando das ovelhas do pai, só contra o gigante Golias, Só contra o Rei Saul, Só como rei de Israel, Só Contra seu próprio filho, Só na velhice. 
 Davi realizou muitas proezas mas não consegui vencer a solidão, seus piores atos foram cometidos quando estava só, ocioso e fora da presença de Deus. E sempre admitius seus erros e pedia perdão por que fez pois tinha um coração bom, porém sempre sofreu as consequenciais dos seus erros.
  A solidão dói, fere, machuca e pode acompanhar a pessoa a vida inteira.
Jesus nos ensina que o melhor remédio para a solidão e a doação de tempo e esforço a trabalhar para Deus. O tempo inteiro a serviço do Senhor. 
Nossos interesses pessoais não são prioridade para Deus, ele quer nos mostrar que tem muito mais a dar. Coisas que nem os olhos viram ou ouvidos ouviram. 
Deus não está longe, ele quer te abençoar. Ele quer ter comunhão com todos. 
Jesus sentiu solidão em diversas fase de sua vida natural e mortal. Enfrentou crendo que é no silencio que Deus trabalha. 
Jesus enfrentou tudo até a morte por você, por mim por todos nós. Combateu a solidão com fé, adoração e exaltado a Deus. 
Ele sabe que Deus Pai está no comando de todas as coisas. E que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:28-31.  
Jesus venceu a solidão no céu, no deserto, no homem, na cruz, na morte, na ressurreição.
Louvado seja Nosso Senhor!
Amém.

0 comentários:

Postar um comentário