Isto significa vida eterna: Que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro a e daquele que enviaste, Jesus Cristo. João 17:3

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Em Busca do Tempo Perdido


 Em Busca do Tempo Perdido

    Um homem entra na biblioteca e pede para a bibliotecária a gentileza de lhe fornecer o livro que tenha o maior número de páginas na biblioteca. De princípio, ela não sabe como ajudar aquele homem. 

     No entanto, resolve ajudá-lo. Pede ao homem que aguarde um pouco, que ela vai pesquisar nos arquivos referências de livros e seus números de páginas. Depois de alguns minutos de pesquisa, ela chama o homem e revela que tem disponível na biblioteca o livro com maior número de páginas do mundo. 

    O homem pergunta qual é o livro, ela responde que o livro é “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, que tem aproximadamente 9.609.000 caracteres, 1,3 milhões de palavras e mais de 3000 páginas. O senhor quer ler? 

    O homem olha fixamente para a bibliotecária, sorri e responde: não, obrigado! Não quero ler um livro que o próprio autor julgar ter perdido tempo ao escrevê-lo. 

    Moral da história, cuidado ao escolher o título de uma obra literária. A quantidade de páginas não justifica o conteúdo do escrito. O título de um livro é muito importante e, dependendo do conteúdo, pode fazer a diferença para o leitor, entre ler o livro ou rejeitado. O nome do homem é Dr. Rui Barbosa.

 

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Escolha um lado

 


 Escolha um lado

 

     O mal se faz presente na mente humana e se materializa em ações imprudentes e danosas, tendo como resultado o horror em forma de discórdias, violência, guerra, miséria, fome e sobre tudo gera o pior dos sentimentos, o ódio.

    O pensador tem que estar atento, porque não existem lados quando o assunto é a vida. A razão da existência é sobreviver. No entanto, nada justifica posições extremas, jamais tome uma decisão influenciada por acontecimentos negativos. Escreva sua história com exemplo de boa conduta, seja prudente, verdadeiro nas suas palavras, opiniões e atos. Lembrando que o maior patrimônio de um homem é sua biografia. 

   Se afaste do mal, o mal não apresenta qualquer coisa que seja oportunamente saudável ou benéfica. O mal trabalha conspirando contra tudo e contra todos, seu único intuito é promover desgraça, levando homens a cometerem o maior dos absurdos que é o assassinato, seja por meios direto, usando de violência física, seja por meios psicológicos, torturando, humilhando, rebaixando e trabalhando a baixa autoestima, seja por meios de repressão, invalidando o direito à liberdade, seja injustamente, abolindo as prerrogativas individuais, seja por meios políticos, manipulando, oprimindo e escravizados.

    Das injustiças advêm os pensamentos de revolta e vingança. A verdade e a realidade nem sempre estão na mesma linha da integridade moral e ética. A razão questionada não sustenta nem um tipo de violência, independente do posicionamento da verdade presumida. O pensador deve estar atento, inquirindo seus pensamentos, sobre a verdade e seus predicados. Justiça e injustiça andam na mesma calçada, guiadas pela vaidade, isto não significa que trilham a mesma direção e tenham o mesmo destino. A justiça procura o caminho da verdade, a injustiça caminha por suposições e inverdade.

     Escolha estar do lado da verdade, custe o que custar. O mal não se sustenta diante da verdade de que somos todos iguais. 

 Roberto Sant

 

 

 

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Ebook Grátis



A Força da Palavra Amor na Poesia

Uma reflexão sobre o amor, você será levado a uma jornada, explorando a importância da comunicação afetiva, especialmente da palavra "amor", na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis. A poesia expressa a profundidade do amor. Versos constroem pontes entre corações. A palavra escrita imortaliza sentimentos. Expressar o amor fortalece vínculos. A palavra liberta e cura, o silêncio, ao contrário, aprisiona e confunde.
O amor genuíno se expressa, não se esconde em subterfúgios. A verdade liberta e fortalece. Respeitar individualidades é crucial para todo relacionamento. A aceitação mútua constrói laços sólidos. O amor é o motor da conexão, sem respeito e aceitação, o que se tem é uma relação confusa e frágil de sentimentos.
Individualidade, respeito às diferenças, aceitação e compreensão mútua, fortalece todo relacionamento.
Usar a palavra "amor" levianamente a esvazia de sentido. O verdadeiro amor se demonstra em ações e palavras consistentes.

Ebook  disponível na Amazom.com.br

 

domingo, 10 de novembro de 2024

Deus o único digno de toda honra e glória

 

                                                                      

 


Deus o único digno de toda honra e glória

(Apocalipse 4:11)

    Observamos o mundo comandado por homens em todos os tempos que se têm registros, constata-se que, por mais que alguns deles tenham se esforçado para promover o bem-estar e paz entre os homens, nunca se conseguiu um acordo pleno e de aceitação mundial.

       Nos locais em que os homens atribuem sua liderança ordenada por Deus, ou deuses, eles também não conseguiram implementar o bem-estar do povo e paz, seja interna ou com outros países.

       O ser humano é volátil, influenciável e obtuso. Isto, não é uma opinião ou conjectura, é fato. O ser humano muda de ideias e de comportamento tão facilmente que parece ser detentor de toda sabedoria e entendimento sobre tudo. Sabemos que não é bem assim. Todo conhecimento é válido desde que seja produtivo e compartilhado para o bem comum.

      O homem eleva seu entendimento raso a níveis indescritíveis, desvinculando o real da realidade. No entanto, a realidade é fiel à verdade, não se deixa influenciar por inverdades proferidas por pessoas ou grupo.   Os homens tendem a seguir outros homens por considerar que estes possuem maior valor intelectual ou religioso. Sofre influência direta, absorvendo ideias e pensamentos humanos, enraizados em orgulho e falsas virtudes. A presunção humana torna o homem, o seu maior e verdadeiro inimigo. Os homens seguem outros homens, deliberadamente ou por ignorância, crendo em promessas de facilitações materiais ou espirituais. Por egoísmo, ganância ou medo, o homem está disposto a acreditar nas inverdades que lhe são oferecidas como soluções dos seus problemas.

     Crendo o homem ou não, em um Deus único e soberano. A verdade prevalecerá, diante das luzes ou na escuridão das sobras. O homem está sujeito às leis naturais que promovem toda existência, e às leis Sobrenaturais, que determinam como esta existência será dirigida. Deus é o mentor, criador e mantenedor de todas as coisas. Por maior que seja a recusa em aceitar os mistérios que envolvem a manifestação divina e atuante de Deus. Uma coisa é real, a fragilidade de sustentação de argumentos contrários à existência de um criador universal. Por mais que não queira admitir, o homem está sempre procurando entender sua origem e a verdade sobre a motivação da sua existência.

     Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. (Apocalipse 411).

domingo, 3 de novembro de 2024

Como obter saúde física, mental e espiritual?

 

Como obter saúde física, mental e espiritual?

      Para obter uma boa saúde é preciso saber algumas coisas referente ao nosso corpo para conseguir uma boa saúde física, mental e espiritual. Uma mente saudável é observada por possuir características de entendimento das coisas matérias e espirituais, que usa este entendimento, desenvolvendo habilidades seletoras para melhor aplicar este conhecimento para a manutenção e preservação da existência.  Mente e corpo trabalhando com discernimento e harmonia para o benefício comum.      
      Uma mente constituída de bons pensamentos reflete no corpo, produzindo harmonia e bom funcionamento dos órgãos. Em outras palavras, com
o diz o poeta romano. Mens sana in corpore sano (Mente em corpo são).
     Não é possível ter um corpo saudável q
uando a mente não está saudável ou em desequilíbrio com o corpo. O desequilíbrio entre a mente e o corpo provoca instabilidade e desajustes nos órgãos, resultando em várias formas de enfermidades.
       Quando falamos de mente humana, estamos nos ref
erindo ao cérebro, raciocínio e juízo.  Não podemos nos esquecer de que todo ser humano possui uma alma, um espírito existente, imaterial e indivisível.  Sem entendimento adequado sobre como funciona a relação corpo, mente e espírito coloca a pessoa desinformada numa condição de impotência referente à própria saúde física, mental e espiritual.
     O corpo precisa de alimentos nutritivos e saudáveis, exercícios constantes e hidratação para um bom funcionamento e regeneração dos órgãos, manifestando uma boa qualidade de vida.

     A mente também precisa ser alimentada e exercitada para uma boa conservação das funções cognitivas. Tudo que comemos, observamos, lermos, escutamos, tocamos, que sentimos o cheiro e sabor alimenta a nosso corpo, mente e alma. Por este motivo, temos que nos atentar para os nossos hábitos alimentares e para o que estamos deixando entrar pelos nossos ouvidos e olhos, para os locais que frequentamos e para o que tocamos. Porque tudo isto alimenta nosso corpo, mente e alma.

Jesus, a luz do mundo.

   "Ninguém acende uma lamparina e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloque-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz.

     Os olhos são a lamparina do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas, quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas.

    Portanto, cuidado para que a luz, que está em seu interior, não seja treva.

    Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma lamparina brilha sobre você". (Lucas 11:33-36).
    Estejamos atentos para a boa luz, que é Jesus Cristo, desviando nossos olhares das coisas das trevas.

 

Jesus, o pão da vida.

 

     Jesus, pois, lhes disse. Na verdade, na verdade, vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida.

    Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.

    Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

    Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?

    Jesus, pois, lhes disse. Na verdade, na verdade, vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vôs mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

    Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

   Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

(João 6:47-58).

    Para nós cristãos, comer o pão do céu significa assimilar o amor de Deus na figurado do seu Filho Jesus Cristo, e seu exemplo de amor, serviço, de partilha e dom da vida.

Jesus, o semeador da boa palavra.

    Jesus ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado. E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

    E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

    O Espírito do Senhor é sobre mim. Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,

    A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. (Luvas 4:15-19).

    Jesus é o mensageiro de Deus para pregar as “Boas Novas”.

    De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:18).

     Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 2:12).

   O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.

    Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

    Procurado entendimento, é certo que o alimento sólido é essencial para uma boa condição física e mental. Lembrando que o homem natural precisa fortalecer o seu espírito existente, com coisas espirituais. Quando Jesus estava no deserto por quarenta dias, teve fome e foi tentada pelo diabo a transformar pedra em pão.

     E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. (Lucas 4:4).

     Para uma boa nutrição do corpo é preciso se alimentar de bons alimentos naturais, bem como de bons alimentos espirituais para fortalecer o espírito, alimento sustentado na palavra de Deus. 

     E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perita vontade de Deus. (Romanos 12:2).

Amém.