Isto significa vida eterna: Que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro a e daquele que enviaste, Jesus Cristo. João 17:3

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

domingo, 26 de maio de 2024

Deus, o criador

 




 

    Deus, o criador

    Recentemente me perguntaram, como posso adora um Deus    que não se apresenta pessoalmente, um Deus invisível, que teria criado todas as coisas, que comanda todo o universo, e mesmo assim permite que seus adoradores sofram e morram, muitos por mortes dolorosas, cruéis e violentas.

    Não tenho muita coisa a declarar, é sabido, que é impossível criar qualquer coisa física sem que haja material, uma organização racional e logística, nada surge do nada. Existe sempre uma explicação para qualquer acontecimento, mesmo quando está explicação não seja conhecida. Todas as religiões observam o criador da existência como um ser diferenciado das suas criaturas, um ser supremo e soberano, que está acima de todos os eventos, sejam eles ocorrências físicas ou metafísicas, simplificando (as coisas naturais e as espirituais).

    Três fatos inquestionáveis sobre o criador de todas as coisas, Ele é Único, Universal e Integral. Dependendo da geográfica e cultura estabelecida, o ser conhecido como Deus, o supremo criador tem vários nomes e diferentes entendimentos, sobre sua forma, características, caráter e dogmas.

    Conhecer Deus, começa por entender o princípio da existência, os seres humanos insistem em observar Deus com seus próprios entendimentos e valores, humanizando sua forma, pensamento e pretensões. O homem é por natureza egocêntrico, sempre expõe a necessidade de estar no centro de tudo. A necessidade de autoafirmação e o desejo de controlar as coisas, o coloca numa situação desconfortável, porque, existem situações incontroláveis e inexplicáveis, que estão acima da capacidade humana de discernimento e entendimento. 

      Deus, ou Deus no plural, resulta da identificação humana do seu criador. Não importa no que se acredita ou o que se venera, a única verdade conhecida sobre Deus é que ele é o criador de todas as coisas.  Isto coloca toda humanidade como ignorantes espirituais, desprovidos de conhecimentos das coisas espirituais, sobre tudo, por não formular uma explicação plausível sobre a origem das coisas existentes.

       Deus é Deus, está além da capacidade de compreensão humana, impossível de se comensurar. Ele está presente em todas as coisas, seu infinito poder manifestação em criações reais e verdadeiramente estabelecidas, todas as coisas estão sobre o domínio e controle do criador. No entanto, considerando que o homem é um ser diferenciado das demais criaturas de Deus, uma espécie peculiar e indisciplinada, que insiste em inventar seus próprios deuses e criadores.

      Deus é único e indivisível, Ele não dívida sua glória e majestade. Isto reduz toda religião a nada. O homem não possui nem uma qualidade que possa dispor para a necessidade de Deus. Sendo Deus, o criador de todas as coisas, Ele está acima de qualquer necessidade, logo, a de se compreender que Deus não precisa do homem, para qualquer coisa. O fato maravilhoso sobre Deus, é que Ele é amor, e ama todas as suas criaturas. Deus oferece a por meio de redenção, a oportunidade de todo homem ter intimidade e comunhão com Ele. 

    Deus se manifesta em todas as coisas, em especial, quando o buscam com todas as forças, com reverência, verdade e genuíno quebrantamento. Se humilhar na presença de Deus é engrandecer o criador. Somos suas criaturas, e devemos ser gratos a Deus, por tudo, principalmente pela nossa existência e sobrevivência.

     Existem coisas que unem a humanidade, e colocam todos na mesma condição e situação, uma delas é o fato que vivemos no mesmo planeta, independente da geografia, etnia, política ou religião, a terra é o nosso presente lar. Deus não está condicionado a nem uma região ou povo, Deus não é monopólio de nem um sistema religioso. Ele não criou ou estabeleceu normas religiosas, sua universalidade desabilita qualquer tentativa de regionalização de sua gloriosa presença. Ele está presente em toda parte do universo, por Ele criado. Deus não prioriza ou faz acepção de região, povo ou pessoa. Todos estão sobre seus atentos olhos, e são igualmente observados. O que diferencia uma criatura da outra, é a forma que está se apresenta diante do altíssimo, criador de todas as coisas.

    Quem não ajunta espalha. Belo provérbio, que direi sobre o derramar e multiplicação de muitas heresias e mentiras sobre o criador, espalhadas pelo mundo. Bom, um começo digno é estabelecer que tudo que causa divisão, tribulação, descontentamento e é prejudicial a qualquer pessoa, não vem de Deus. Simplesmente porque Deus não é fragmentado no seu entendimento, suas criações apontam para a perfeição.

    Tudo que Deus cria é bom e todos os seus direcionamentos é salutar, promotores de vida. Fomos criados por Deus, e somos todos iguais perante a Ele, o que nos diferença é o nosso comportamento e o nível da nossa entrega pessoal a Ele. Deus criou o homem e a mulher, como tudo criado, foi criado para sua honra e glória. Nada se vez sozinhos, Deus criou todas as coisas, Ele é o criador de toda existência, portanto toda honra e glória a Ele pertence, não se deixe enganar por aquilo que e visível, pois o invisível e muito mais poderoso. 

    Sobre o visível se pode argumentar e questionar, agora, o invisível, o sobrenatural, quem pode comensurar. Deus é invisível, no entanto, sua presenta está manifesta integralmente em todas as coisas existente, porque é impossível que algo seja criado espontaneamente, sem um criador. A disposição de acreditar em Deus, demostra a necessidade e o desejo do homem de compreender a origem de sua criação.

    Deus é único, indivisível e integral, todas as coisas existentes, refletem e arremetem para o criador. Nada existente, se formou ou se formulou sem um princípio, a totalidade das coisas observadas nos leva a crer num criador. Não se constrói uma casa começando pelo telhado ou um edifício, começando pelo último andar, se começa pela fundação, o alicerce. Não há como separar Deus de todas as coisas existentes, Ele é a totalidade de todas as coisas, as visíveis e as invisíveis. Sua parecença e integral.  Para terminar esta explanação, deixo uma reflexão sobre Deus. 

(Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer.

Onde é que você estava quando criei o mundo?

Se você é tão inteligente, explique isso. Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do planeta terra e quem foi que fez as medições?

Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra?

Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo?) Jo 238:2-6.

 Amem!

Roberto Sant