A majestade e o domínio de Deus.
1 Reina o SENHOR. Alegre-se a terra,
exultem as muitas ilhas.
2 Nuvens e escuridão o rodeiam,
justiça e juízo são a base do seu trono.
3 Adiante dele vai um fogo
que consome os inimigos ao seu redor.
4 Os seus relâmpagos iluminam o mundo;
a terra os vê e estremece.
5 Os montes se derretem como cera na presença do SENHOR,
na presença do Senhor de toda a terra.
6 Os céus anunciam a sua justiça,
e todos os povos veem a sua glória.
7 Sejam envergonhados todos os que adoram imagens de escultura,
os que se gloriam de ídolos.
Todos os deuses prostrem-se diante dele.
8 Sião ouve e se alegra,
as filhas de Judá exultam,
por causa da tua justiça, ó SENHOR.
9 Pois tu, SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra;
tu estás muito acima de todos os deuses.
10 Vocês que amam o SENHOR, odeiem o mal;
ele protege a vida dos seus santos,
e os livra das mãos dos ímpios.
11 A luz se difunde para o justo,
e a alegria, para os retos de coração.
12 Alegrem-se no SENHOR, ó justos,
e deem graças ao seu santo nome.
Salmos 97.
A extensão de nosso poder
Vamos meditar hoje, sobre a responsabilidade diante do mundo e de Deus. O que posso fazer para tornar o mundo mais humano e melhorar a mim mesmo como pessoa?
Comecemos trabalhando nossa humanidade, o ser humano por natureza é descrito como:
Clemência,
Compaixão,
Benevolência.
E por consequência características humanitárias:
Bondoso,
Benfeitor,
Homem que deseja o bem da humanidade,
Filantropo.
Quem que você conhece que tem essas características e virtudes? Humanamente falando, sinceramente é difícil ou impossível afirmar que haja um homem ou mulher com tais plenitude de caráter humano.
Já ao contrário, o homem conhecido como desumano, o homem cruel, esse sim conhecemos muitos.
Que relação tem nossa humanidade com a extensão de nosso poder. A consciência que somos todos pessoas más e cruéis, é o começo do reconhecimento que somos todos iguais perante ao mundo. E que nossas atitudes não são diferentes das atitudes das outras pessoas, por mais horrendas que possam ser suas atitudes.
Trabalhamos mais nosso lado desumano, do que propriamente com a nossa essência existencial que é ser humano.
Parece paradoxo mas não é, “o homem destrói sua humanidade o tempo todo, numa marcha desenfreia de vaidades”, tudo para provar sua superioridade diante do seu próximo, acarretando um desejo ímpar de ser superior aos da sua espécie.
E por mais que queremos negar é verdade, independentemente da posição social, cultural, financeira ou religiosa. Almejamos os lugares privilegiados e de liderança, e para alcançar tal objetivos subjugamos nossa natureza.
Almejamos o poder pelo poder, numa tentativa de aumentar a extensão do nosso poder, criamos a ilusão de superioridade com títulos e nomenclaturas com infindáveis ascensões.
Porém, toda fama do mundo pode nos dar amigos sinceros, ou dinheiro algum pode comprar verdadeiramente o amor, ou poder algum deste mundo pode trazer de volta um ente amado morto.
Ao refletir sobre nossa humanidade, reconhecemos que o único poder que realmente exercemos e sobre nossas próprias atitudes, e que precisamos de ajuda de outras pessoas, para que nossa vida não se torne uma ilusão cercada de mentiras.
Podemos encontrar este auxílio na pessoa de Jesus Cristo, Deus Pai o mandou a este mundo para nos ajudar a encontrar o verdadeiro caminho. Ele trabalha em nosso coração sem fazer pressão, sem acusar ou exigências desumanas, ele vem ao nosso encontro com amor e vida. Reconhecendo nossa humanidade e nossos limites. Nos conscientizado que precisamos de ajuda, para enxergar o que realmente somo, ser humanos, criados por Deus do pó da terra, é isto que somos barro, transformado pelas mãos de Deus em seres semelhante a sua forma e caráter.
Precisamos de Jesus Cristo por que ele deixou sua glória e esplendor no céu e incarnou em figura humana de carne e ossos, para nos dar o exemplo como o Filho do homem é capaz de se comportar justo, fiel e santo. Ele nasceu de uma mulher pela interversão do Espírito Santo, porém de forma humana com eu e você, sentia fome, sede, frio, dor e desejos, porém em todo as coisas permaneceu santo, sem pecar.
Precisamos de Jesus Cristo, só ele é capaz de nos ajudar a nos reencontrar como pessoa, ele nós dar forças para que rejeitemos nossas emoções e desejos errados, revelando o verdadeiro significado da vida que é o amor ao próximo.
Jesus é o caminho a verdade e a vida, através dele e seus ensinamentos encontramos o verdadeiro poder que é o amor.
Só em Jesus Cristo podemos crescer sem prejudicar nossos irmãos reconhecendo que somente Deus é poderoso.
Ó Deus, tua é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence. Ó Senhor, o reino é teu, e tu governas ... Portanto, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, sejam honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Jeremias 3:17,
Romanos 11:13,
2 Coríntios 20:16,
1Timóteo 6:15.
Jesus prometeu que nunca nos abandonaria:
- E lembre-se de que eu estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos. Mateus 28:20. Com essa maravilhosa promessa de Jesus iniciaremos nossa meditação de hoje. Solidão.
Solidão é um estado de quem se sente desamparado ou só, isolado. Solidão é um estado no qual a pessoa sente um profundo vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa.
A solidão vista por existencialistas é um sentimento complexo e uma condição paradoxo. Ou seja as várias vertentes da filosofia discordam em tem opiniões opostas sobre solidão. Impossível de se chegar a um senso comum. Por que a solidão é um sentimento humano, um estado emocional. Um estado espiritual refletindo na vida da pessoa.
Ninguém pode afirmar com certeza onde Jesus passou grande parte da sua vida. Agora, o que a bíblia nos revela é que ele era um homem de multidões. Onde quer que ele ia estava sempre rodeado de pessoas, ele as atraia. Como?
Com promessa de cura! Impossível que todos os que o procuravam fossem doentes era muita gente que o seguia.
Por mordomias e esplendor. Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Mateus 16:24.
Por dinheiro ou status. Jesus mesmo afirma que não tinha nem lugar para descaçar a cabeça. As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 20:8.
Por comida, por conta, de certo que Jesus alimentou o povo. Por duas vezes alimentou grande multidão. Porém, deixou bem claro que o alimento que ele sempre iria disponibilizar para aqueles que o seguir é o alimento espiritual. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. João 6:51-56-58.
Então porque muitos o buscavam e ainda hoje o buscam?
De certo a promessa de vida eterna e comunhão com ele e Deus Pai na morada celestial.
Jesus nunca nos deixara sozinhos, é com alegria que ele quer nos adotar na sua família. Temos nossa família natural, pai, mãe e irmãos Deus e o idealizador e criador da família.
Tudo que Deus faz é bom. Todos fomos criados por Deus, e lhe agradável e prazeroso que vivamos em comunhão uns com os outros em família.
E quem é a família de Jesus?
Examinemos a bíblia sagrada. - que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Mateus 12:50.
Desde do princípio da criação da vida Deus nunca deixou o homem sozinho, deu lhe uma mulher, uma companheira, e o visitava todo os dias.
A solidão, este sentimento de vazio, é herança da queda do homem do Paraíso e afastamento de Deus.
Jesus é o único que pode mudar este estado de sentimento, restabelecendo a nossa comunhão com Deus Pai.
Não se sinta só. Seja abraçado por Jesus.
Jesus está nos chamando para estar com ele.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20.
Jesus está dizendo que está batendo em nosso coração, e se abrimos nosso coração ele entrara e nos fará companhia, e nunca mais nos sentiremos sozinho. Ele preenche todas as lacunas e espaços do nosso ser, restabelecendo a comunhão com Deus Pai. Restaurando nosso equilíbrio emocional.