Isto significa vida eterna: Que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro a e daquele que enviaste, Jesus Cristo. João 17:3

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O preço da perfeição!

O preço da perfeição!

Vivemos num mundo onde acontece de tudo, e nada mais é escandaloso aos alhos humano, eu diria que é difícil ou quase impossível falar de santidade. A santidade requerida por Deus. Porquanto está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16.
Mesmo porque a bíblia fala de vários homens usados por Deus, homens estes considerados santos, porém nenhum deles é perfeito, e sem perfeição é impossível alcançar santidade, vejamos o que é santidade aos olhos humano: Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza.

     Para os cristãos, viver uma vida de santidade significa seguir a Jesus Cristo e imitá-lo em tudo, e segundo Paulo o apostolo:  Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Efésios 4:13.
Então chegamos a conclusão esforço, ou caridade não é suficiente para alcançar santidade, precisamos da generosidade de Deus ou seja a Graça de Deus, na forma de Amor que é Jesus Cristo.
    O Espírito Santo encoraja, anima e impulsa todos a buscarem mais de Deus. Santidade é dom de Deus.
    A expressão "Esforça-te" aparece 12 vezes na Bíblia, e no plural, ela aparece 8 vezes mas nunca acompanhada da frase "Eu te ajudarei". Observe: "Esforça-te, e tem bom ânimo" (Js 1:6,7,9,18; I Cr 22:13; 28:20); "Esforça-te, e esforcemo-nos" (I Cr 19:13); "Esforça-te, e faze a obra" (I Cr 28:10); "Esforça-te, e clama" (Gl 4:27). (Nm 13:20; Js 10:25; 23:6; I Sm 4:9; 13:28; II Cr 15:7; Sl 31:24; Ag 2:4).
     Deus ajuda quem se esforça, isto não há duvida, porém ele requer do seu povo empenho, movimento, comprometimento e busca constante por santidade.
     Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14.
     Na parábola do jovem rico Jesus é bem claro a respeito de perfeição e santidade:  Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se você quer, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:17.
    Se você quer ser perfeito, vai, vende tudo o que tem e dá-o aos pobres, e terá um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mateus 19:21.
Que decisão! Pagar o preço e seguir a Jesus, ou largar a salvação em Cristo Jesus confiante na lei de Moisés! Pois é, o jovem rico preferiu as coisas passageiras deste mundo, a bíblia diz que ele retirou-se triste porque possuía muitas bens. 
    Veja que o texto acima se divide em três partes. Jesus diz ao jovem rico :
 1 - Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. (Perfeito).
 2 - Se você quer, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. ( Leis, obras).
 3 - Se você quer ser perfeito, vai, vende tudo o que tem e dá-o aos pobres, e terá um tesouro no        céu; e vem, e segue-me. (Crer em Jesus pela Fé).

   Este texto é um convite expresso a santidade. Ele nos fala da perfeição somente encontrada em Deus, das ordenanças de Deus como fator direcional para a salvação, e da responsabilidade das nossas escolhas e da fé que que promove a santidade, do desapego das coisas matérias,  de amor ao próximo, misericórdia e pela busca constante das coisas celestiais. 
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:6. 

    Considere a necessidade de santidade. É impossível que você seja a menos que seja santo. Se não houve santidade aqui, não haverá felicidade na vida por vir… Oh, senhores, não enganem a sua própria alma! A santidade é absolutamente necessária; sem ela, vocês jamais verão o Senhor.  Não é absolutamente necessário que você seja importante ou rico neste mundo, mas é absolutamente necessário que seja santo; não é absolutamente necessário que você tenha saúde, força, amigos, liberdade, vida; mas é absolutamente necessário que seja santo. Um homem poderá ver o Senhor sem que tenha prosperidade terrena, mas ele jamais verá o Senhor, a menos que seja santo. Um homem pode ir ao céu, para a felicidade, sem que tenha honras e glórias terrenas, mas jamais poderá ir para o céu, para a felicidade, sem santidade. Se não houver santidade aqui, não haverá céu na vida futura. (Thomas Brooks, Londres, 1662).

    E ai você me pergunta! Onde fica a salvação pela Graça de Deus?
    E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8:28-30.
Importante é o nosso estado diante de Deus, pós-confissão de Fé em Cristo Jesus. Se desprezarmos a santidade, o combate as coisas malignas e repugnantes, onde fica o poder de Deus que opera na vida do salvo.
    Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
    Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
    Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:1-10.
    E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago 1:5-6.
Textos a ser estudados:
 – Rm 4.1-15 Abraão justificado pela fé 
 – Rm 8.31-39 A segurança do redimido 
 – Rm 3.21-31 Justificação pela fé 
 – Gl 2.11-21 Justificação mediante a fé 
 – Fp 3.2-11 A justiça mediante a fé 
 – Tg 2.14-26 Fé e obras 
 – 2Co 5.18-21 Fomos feitos justiça de Deus 


Amém.

0 comentários:

Postar um comentário